Sonic

 

 

                                                        

 

Com 16 Bits e 512 cores e canais de áudio, este é o incrível e poderoso Mega Drive e este é o jogo do ano nos Estados Unidos! Preste atenção, porque ele é quase Super Sônico.... (trecho da propaganda do Mega Drive com o jogo Sonic the Hedgehog, colaboração de Rodrigo M.)

   "A primeira propaganda do jogo Sonic The Hedgehog para Mega Drive enchia os olhos de qualquer criança ávida por jogos eletrônicos! 'Quero ver se você é rápido', era o que o ouriço dizia. Desde que eu o joguei pela primeira vez, pude ver a perfeição que era, a inesquecível música de Green Hill, o cenário tropical, os gráficos bem definidos para um jogo de apenas 4 Mb, as noções de profundidade da fase, a incrível velocidade de processamento do jogo, que não dava slowdown de jeito nenhum, o design das fases e dos personagens, tudo isto não só encantou todas as crianças que o jogavam como também todos os críticos da época, porque em 1991, isto era sem dúvida revolucionário." (Comentário de Nelson Henrique Andrade Silva).

    A alta qualidade foi mantida nos anos seguintes, com Sonic 2, Sonic 3 & Knuckles, Sonic Adventure 1 e 2, entre tantos outros. Apresentaremos aqui uma reunião dos principais acontecimentos da Saga Sonic, desde quando surgiu até os dias atuais, e será indispensável relacionarmos o tempo todo ao contexto histórico dos mundos dos games em cada época.

1986 - SURGE A SEGA

    O ano era 1986. A SEGA Interprises do Japão (SEGA – SErvice GAmes), grande fabricante de arcades da época, resolveu entrar no ramo de consoles de videogame doméstico devido ao estrondoso sucesso alcançado por uma empresa chamada Nintendo (Nintendo – “deixe o seu destino para o céu”). Então, após lançar seus primeiros sistemas de videogame, da qual não se tem muito conhecimento (como o SG – 100 e outros), decide lançar o SEGA Mark III, que é o nome do Master System no Japão. Apesar de não ter conseguido bater a Nintendo, o Master se popularizou muito, principalmente na Europa.

    Mas a SEGA tinha um pequeno problema: a Nintendo tinha um mascote (Mario), um jogo que realmente era um grande sucesso de vendas. Não só a Nintendo, mas a CAPCOM, apesar de não trabalhar com consoles, também tinha o seu jogo matador: Mega Man. Era justamente disto que a Sega precisava: um jogo matador que conseguisse ameaçar o reinado da então “imbatível” Nintendo. Mas quem seria este mascote e como seria?

O PRIMEIRO MASCOTE

    Em 1986 que ele apareceu, mas com certeza a primeira tentativa de um mascote para a Sega foi o Alex Kidd, que teve vários jogos lançados para o Master System e até um para o Mega, em 89 (vide lista abaixo). Ele seguia bem o estilo do Mario: bem infantil e colorido. Mas não teve a aceitação esperada, não emplacando muito. Então a tentativa de conseguir um grande símbolo para a Sega ficaria para mais tarde...

Alex Kidd in Miracle World (1986) – Master System

Alex Kidd the Lost Stars (1986) – Arcade

Alex Kidd BMX Trial (1987) – Master System

Alex Kidd the Lost Stars (1988) – Master System

Alex Kidd in the Enchanted Castle (1988) – Mega Drive - a versão americana data de 1989

Alex Kidd High Tech World (1989) – Master System

Alex Kidd in Shinobi World (1990) – Master System

1989 - SURGE O MEGA DRIVE E COM ELE A “LENDÁRIA” GUERRA DOS 16 BITS

Vendo que não iria superar a Nintendo no mercado dos 8 bits, a Sega decidiu desenvolver um sistema de 16 bits, surgindo assim o Mega Drive em 1989. Este possuía uma arquitetura real de 16 bits, gráficos realmente revolucionários, 512 cores e até som estéreo. Pode-se dizer, sem dúvida, que a Nintendo ficou na encolha quando o Mega Drive foi lançado, porém ela já estava neste momento desenvolvendo o seu novo sistema: o Super Nintendo.

    Jogos melhores eram cada vez mais requisitados. Dizem que apesar da Nintendo ter reafirmado a sua superioridade com o Super Nintendo, e ter dominado o mercado, não conseguiram bater o Mega Drive em números de vendas, sendo este o videogame de 16 bits mais vendido da história, tendo vendido até 1995 16 milhões do consoles em todo o mundo.

   Segue um trecho da revista Ação Games, número 100, a respeito do Mega Drive quando foi lançado: “(...) um console realmente inovador, com capacidade gráfica e sonora compatível com os arcades da época, paleta de 512 cores e cenários com vários planos de imagem – o que tirava o aspecto ‘chapado’ que os games tinham até então. Seu processador, o Motorola 68000 era o mesmo utilizado pelo Macintosh (...)”

Conheça mais do Mega Drive em www.mdcenter.kit.net

1990 – COMEÇAM OS PREPARATIVOS...

    Não tinha jeito! Para competir com a Nintendo era preciso não só um, mas vários jogos realmente destruidores! Mas principalmente um personagem cativante, que pudesse prender a atenção do jogador por vários e vários dias, atendendo a todas as idades. Foi com esta necessidade que surgiu um projeto para fazer este tão esperado jogo. Então em 1990 foi criada a Sonic Team, divisão especial da SEGA para criar o seu novo e definitivo mascote.

    Mas quais seriam as suas características? Como ele seria, qual a sua cor, como seria o formato do jogo e como ele faria para atingir todas as faixas etárias? Tudo isto começou a ser pensado pela equipe de mais ou menos 15 pessoas designada para fazê-lo, dentre as quais estava um jovem programador chamado Yuji Naka, ou Yu2, como era chamado. Este é considerado o pai do Sonic.

    Então começaram as criações do jogo. Eles viram como necessidade um jogo que mostrasse as grandes habilidades do seu novo console. O Mega Drive, apesar de não ter um processador muito poderoso, nem uma palheta de cores grande, comparado com o Super Nintendo tinha a mais rápida velocidade de processamento dos consoles (aproximadamente 7,6 Mhz contra 3,58 Mhz do Super Nintendo; o Mega Drive era um verdadeiro “Porshe” para a época). Assim, deveria ter um jogo que realçasse a velocidade do console. O personagem teria como característica principal ser rápido. Então pensaram em um coelho, mas desistiram da idéia.

    Nesta época, no Japão um bichinho de estimação estava fazendo muito sucesso: era um rato ouriço, uma espécie que mesclava um rato com o ouriço. Sua aparência é realmente de um rato, mas tem espinhos por todo o corpo, por isso o Sonic não se parece tanto com um porco-espinho. Juntando esta característica com a de outras espécies de ouriço (como por exemplo a habilidade de se enrolar quando vê algum perigo e ficar mesmo da forma de uma bola) nasceu o personagem.

E qual seria o nome? A equipe pensou em Super Sonic, mas acharam muito complicado e abreviaram apenas para Sonic. Quanto à cor do personagem é muito fácil, dá até para deduzir. O logo da SEGA é azul, por que o mascote também não seria azul? A música, que é um dos pontos fortes do primeiro jogo (será que existe algum ponto fraco?) foi composta por uma famosa banda de J-pop chamada Dreams Come True. As músicas foram feitas especialmente para o jogo, tudo isto fazia parte do projeto Sonic Team, que levou 14 meses para terminar o projeto e o jogo.

 

Mas, por incrível que pareça, a primeira aparição do Sonic em algum game não foi em Sonic the Hedgehog, e sim no famoso jogo de corrida Rad Mobile da SEGA, desse mesmo ano. Nele Sonic aparece pendurado em um chaveirinho, que fica pendurado no retrovisor do carro. Esse jogo foi um dos maiores sucessos da SEGA na época. Veja acima uma foto do jogo.

 E qual seria o nome? A equipe pensou em Super Sonic, mas acharam muito complicado e abreviaram apenas para Sonic. Quanto à cor do personagem é muito fácil, dá até para deduzir. O logo da SEGA é azul, por que o mascote também não seria azul? A música, que é um dos pontos fortes do primeiro jogo (será que existe algum ponto fraco?) foi composta por uma famosa banda de J-pop chamada Dreams Come True. As músicas foram feitas especialmente para o jogo, tudo isto fazia parte do projeto Sonic Team, que levou 14 meses para terminar o projeto e o jogo.

 

Mas, por incrível que pareça, a primeira aparição do Sonic em algum game não foi em Sonic the Hedgehog, e sim no famoso jogo de corrida Rad Mobile da SEGA, desse mesmo ano. Nele Sonic aparece pendurado em um chaveirinho, que fica pendurado no retrovisor do carro. Esse jogo foi um dos maiores sucessos da SEGA na época. Veja acima uma foto do jogo.

Começaram os preparativos:

1990 – COMEÇAM OS PREPARATIVOS...

    Não tinha jeito! Para competir com a Nintendo era preciso não só um, mas vários jogos realmente destruidores! Mas principalmente um personagem cativante, que pudesse prender a atenção do jogador por vários e vários dias, atendendo a todas as idades. Foi com esta necessidade que surgiu um projeto para fazer este tão esperado jogo. Então em 1990 foi criada a Sonic Team, divisão especial da SEGA para criar o seu novo e definitivo mascote.

    Mas quais seriam as suas características? Como ele seria, qual a sua cor, como seria o formato do jogo e como ele faria para atingir todas as faixas etárias? Tudo isto começou a ser pensado pela equipe de mais ou menos 15 pessoas designada para fazê-lo, dentre as quais estava um jovem programador chamado Yuji Naka, ou Yu2, como era chamado. Este é considerado o pai do Sonic.

    Então começaram as criações do jogo. Eles viram como necessidade um jogo que mostrasse as grandes habilidades do seu novo console. O Mega Drive, apesar de não ter um processador muito poderoso, nem uma palheta de cores grande, comparado com o Super Nintendo tinha a mais rápida velocidade de processamento dos consoles (aproximadamente 7,6 Mhz contra 3,58 Mhz do Super Nintendo; o Mega Drive era um verdadeiro “Porshe” para a época). Assim, deveria ter um jogo que realçasse a velocidade do console. O personagem teria como característica principal ser rápido. Então pensaram em um coelho, mas desistiram da idéia.

    Nesta época, no Japão um bichinho de estimação estava fazendo muito sucesso: era um rato ouriço, uma espécie que mesclava um rato com o ouriço. Sua aparência é realmente de um rato, mas tem espinhos por todo o corpo, por isso o Sonic não se parece tanto com um porco-espinho. Juntando esta característica com a de outras espécies de ouriço (como por exemplo a habilidade de se enrolar quando vê algum perigo e ficar mesmo da forma de uma bola) nasceu o personagem.

 E qual seria o nome? A equipe pensou em Super Sonic, mas acharam muito complicado e abreviaram apenas para Sonic. Quanto à cor do personagem é muito fácil, dá até para deduzir. O logo da SEGA é azul, por que o mascote também não seria azul? A música, que é um dos pontos fortes do primeiro jogo (será que existe algum ponto fraco?) foi composta por uma famosa banda de J-pop chamada Dreams Come True. As músicas foram feitas especialmente para o jogo, tudo isto fazia parte do projeto Sonic Team, que levou 14 meses para terminar o projeto e o jogo.

 

  Mas, por incrível que pareça, a primeira aparição do Sonic em algum game não foi em Sonic the Hedgehog, e sim no famoso jogo de corrida Rad Mobile da SEGA, desse mesmo ano. Nele Sonic aparece pendurado em um chaveirinho, que fica pendurado no retrovisor do carro. Esse jogo foi um dos maiores sucessos da SEGA na época. 

 

 

 

1991. A história começa.

  É verdade que existe história de milhares e milhares de visuais "Betas" do Sonic The Hedgehog, mas a verdadeira história só começa mesmo quando o jogo sai e esse dia é 23 de Junho de  1991 nesse dia que o primeiro jogo saiu, Sonic The Hedgehog para Genesis aqui conhecido como Mega-Drive

 Com a mensagem dentro do titulo da Sega incriminando que Sonic era muito mais rápido que o Mario, um jogabilidade entretida rápida  e promissora...Fizeram com que Sonic The Hedgehog fosse um resultado  imediato.

Naquele mesmo ano, estava para sair Sonic The Hedgehog para Master System e para Game Gear no fim do ano,  o jogo se destacava-se por não ser um port verdadeiro do Sonic  1 e sim "quase" novo jogo como novas fases e outros interesses.

Com o Sucesso de Sonic 1 para Genesis, não se sabe quando e nem como essa idéia surgiu, mas o sistema Sega Mega Net onde você podia comprar os jogos por telefone foi lançado, não vez um grande sucesso, mas  no meio da poeira despercebida existia um jogo de Sonic, sim Sonic Eraser,  foi perdido por mais de 13 anos para ser achado pela comunidade de Sonic. Porem não vez muito sucesso e obviamente foi tocado na relíquia, o jogo em si não é muito bom, o que vale mesmo é para recordação.
 
1992. Abrindo o Mercado

Se  Sonic 1 vez sucesso imagina a seqüência? Isso é primeiro teria que sair a seqüência para depois ver o resultado... O problema é que Sonic 2 foi uma confusão para ser lançado. Yuji Naka ou conhecido Mil Yuji, teve problemas para continuar na Sonic Team japonesa ou melhor ele decidiu sair da japonesa para entra na americana que lhe daria uma grande "Bônus", a Sega Technical Institute, viria a sair um dos mais prestigiados títulos de Sonic em todo o mundo, Sonic The Hedgehog 2 não só repetiu como inovou, trazendo o modo cooperativo, onde  2 jogadores poderia jogar ao mesmo tempo, diferente do seu eterno rival Super Mario que era apenas1 jogador por vez e a introdução de Miles " Tails " Prower garantiu que esse jogo fosse um sucesso.

Algumas curiosidades do lançamento, é que a musica de encerramento do jogo foi lançada vésperas do lançamento do jogo, e o lançamento do Sonic 2 foi em uma terça feira, esse dia foi conhecido como Sonic Twosday devido a pronuncie de Twuesday, há relatos que teve briga para garantir o jogo.

Também tivemos o lançamento de  Sonic The Hedgehog 2 para Master System e Game Gear, esse jogo foi lançado antes da sua versão do Mega-Drive e é uma completamente diferente onde você deve salvar o Tails  que foi  capturado por Dr. Eggman.

1993.  O máximo da carreira do Ouriço

Não quero saber de Sega falando que 04,05 e 06 é o Ano do Sonic,  foi em 1993 foi o Maximo da carreira do Sonic. Vamos começar com algumas curiosidades:

  • Sonic apareceu no Festival de Ação de Graças dos Estados Unidos com um balão gigante.
  • A Sega patrocinou o time JefUnided, que tinha como símbolo o nosso ouriço desfocado azul.

  • O eterno AOSTH, Adventures Of Sonic The Hedgehog, sim aquele que passava nas manhas da Globo foi lançado nesse ano . Sonic SatAM também saiu esse ano, talvez a série mais famosa depois do novíssimo(ou nem tanto) Sonic X

  • Foram tantas revisistinhas e livros que saíram nessa época que não é possível nem contar

Mas Sonic não chegou lá só com marketing não,  os jogos que saíram nesse ano são considerados lendas ou relíquias, como Sonic CD ou Sega Sonic.

Se Sonic 2 foi desenvolvido na America, Sonic CD foi feito pela Sega of Japan, usando a leitura ótica Sonic CD entra para história sendo o primeiro jogo a ter cenas de "anime" para melhor dizer pela Toei, um dos estúdios mais consagrados da animação japonesa, talvez exagerando um pouco.

O jogo também se caracterizava pela sua viagem no tempo, cada fase possuía um tipo, era tanto jogo bom na época que fica difícil de decidir qual o melhor se é o Sonic CD ou é o Sonic 3 The Hedgehog.

Sonic CD também possui o grande sucesso da musica "sônica" a "You Can do Anything"...Essa musica vez tanto sucesso que para alguns terem noção, a versão americana do Sonic Gems Collection não vem com a You can do Anything, e sim com a tradicional Sonic Boom, mas a revolta foi tanta dos fãs que decidiram nem comprar, claro outros fatos levaram em conta como o corte de Street of Rage II do jogo para ficar com um classificação E, mas isso foi só em 2005.

Quase que eu esqueço da tradicional personagem comcabelos rosas gritante por seu amor, a diferença que a Amy é totalmente rosa, ela surge nesse jogo, o seu visual principio não era para ser tal, mas acabou mudando, foi baseada na personagem de manga que amava o Sonic na época. Não precisa nem dizer a história dela, Amy foi capturada por Metal Sonic.

Outra relíquia do ano de 1993 é SegaSonic The Hedgehog acabou saindo para os arcade, nesse jogo podemos escolher pela primeira vez três personagem diferentes, Sonic, Ray e Mighty, esse merece um tratamento especial já que foi um dos personagens que corriam para ser o visual do Sonic, acabou ganhando o ouriço, mas o tatu persistiu até sair ele, também apareceu em Knuckles Chaotix.

Ambos os jogos, Sonic CD e SegaSonic são considerados clássicos, mas nenhum conseguiu salvar seu periférico a falir, seja o Sega CD ou o Sega Sonic.

Ainda em 1993, tivemos 3 jogos que saíram para Master System e Game Gear e para Mega-Drive , é o Sonic Chaos e o Sonic & Tails, pela primeira vez foi possível jogar com Tails nos consoles 8.bits.Teve algumas novidades como novos itens, tipo tênis foguete, mas os itens se mantiveram no esquecimento e não saíram dos 8.Bits.

O jogo basicamente era continuação dos antecessores, embora seja impossível fazer uma linha do tempo,   Sonic Chaos fez um bom sucesso no Brasil.

Eggman deve ter ficado com inveja de Sonic, porque ele conseguiu um jogo só dele,  vamos lembrar que o Eggman é o personagem que mais apareceu em todos os jogos de Sonic, praticamente todos, talvez excluindo o Tails Adventures. De qualquer jeito,  Dr. Robotnik Mim Bean Machine é nada mais nada menos que um port do jogo Puyo Puyo, o que não tira o brilho do jogo,  é um jogo que mesmo sendo de 93 ainda da vontade de jogar e tentar fazer super combos com os beans,  também saiu uma versão para o Game Gear, que é levemente melhor pelo seu tutorial e como usufrui bem de suas limitações técnicas.

E finalmente, o que eu queria evitar, Sonic Spinball, se esse jogo tivesse sido lançado na mesma data só que em 1994, seria o símbolo da decadência do Sonic, porque de 95 até 98 o personagem ficou muito apagado. Dizem que foi nesse jogo que surgiu a criação dos novos personagem de Sonic, estou falando desenho Sonic SatAM que já foi citado lá cima ...Sonic Spinball poucas curiosidades:, chato de se comentar...vamos seguir.

1994. O fim do Glamour

Foi nesse ano que foi lançado o eterno, Sonic The Hedgehog 3 e Sonic & Knuckles  que juntos formam talvez(respeitando algumas opiniões)  o melhor jogo de Sonic já feito, nada mais que 14 zonas, as lendárias formas Hypers.

Em 1993 saiu Dr. Robotnik Mim Bean Machine, eu comentei que a versão dos 8.Bits era melhor, justamente por causa das limitações, ela consegue levar os 8.Bits ao extremo, vamos também lembrar que tem um modo diferente de Tutorial, que é passo a passo, mas isso não é nenhuma novidade, porque a versão Puyo Puyo para 8.Bits tem as mesmas funções, praticamente tudo igual. É claro que se olharmos versão contra versão a do 16.Bits vai ser melhor, mas a versão 8.Bits merece créditos que transforma um grande jogo mesmo com as deficiência que os 8.Bits tinham na época.

Quem fez Pre-Order do Sonic The Hedgehog 3 considere um sortudo, porque ganhou esse Sound Track que está ali do lado, uma coletânea das musicas de Sonic Spinball e das lendárias musicas do Sonic CD, essa promoção aconteceu nos Estados Unidos, lembrando que Sonic 3 saiu primeiro nas Américas e depois no Japão..

Não podemos esquecer do nascimento do Knuckles The Echidna aqui, foi pela primeira vez que Knuckles pareceu em um jogo, e se eternizou tendo um grande sucesso em 95 com seu próprio jogo, o Knuckles Chaotix, Knuckles é lembrado pelo seu jeito de levar sempre pra briga e ser facilmente enganado por Dr. Eggman

1994 foi um ano Booommm, ainda temos muitos jogos para serem lançados, entre eles o Only-in-Japan, Sonic Drift, esse é o primeiro jogo de corrida do Sonic, e ele usa carros, usando o Drift para melhores maneiras de fazer curvas, embora o jogo não tenha muitos personagens, tinha uma boa quantidade de pistas que eram nada mais nada menos que outras fases do Sonic. Esse jogo também é lembrada pela incrível quantidade de "artwork",  que veio junto com o jogo Sonic Screensaver, vale lembrar que esse jogo acompanhou Sonic & Knuckles Collection para PC, mas apenas em alguns países.

Sonic Spinball teve seu port para Game gear e Master System, preste atenção na capa do jogo, imagem ao lado, note a cabeça de Robotnik, uma referência ao Dr. Robotnik dos desenhos que passavam na época, AOSTH Sonic SatAM.

A principio o jogo é estranho, mas por algum motivo eu acho melhor de jogar a versão do Game Gear do que a versão do Mega-Drive, embora não acha uma diferença enorme, apena uns Bônus States diferentes e um jogo mais lento por causa das limitações do Game Gear.

Sonic & Knuckles acabou saindo mais ou menos 6 meses depois do lançamento de Sonic The Hedgehog 3, embora os fãs afirmem que Sonic & Knuckles é uma reciclagem de idéias, Hidden Palace, Sandopolis ( Dust Hill ), Death Egg é inegável que junto com Sonic 3 forma um dos melhores jogos de Sonic  já feitos, a engine do jogo é exatamente  a mesma, claro se não podia dar um problema no jogo.

E como funcionava essa tecnologia de lock-on? É explicável, Sonic & Knuckles tinha duas saídas, uma em cima onde você conectava o Sonic  3 e a de baixo você colocava normalmente no Mega-Drive,  você juntava os 2 e formava um jogo só, com 14 zonas, 3 personagens selecionáveis, poder salvar o jogo com mais slots também, as lendárias e esquecidas Hyper Forms e sem se esquecer da batalha final contra a suposta morte de Dr. Eggman em Doomsday.... 

No fim do ano lançava um dos melhores jogos de Game Gear e Master System feitos, de Sonic obviamente, Sonic & Tails 2 ou como é chamado por aqui Sonic Triple Trouble, esse jogo conta com novos itens,  uma melhora na engine que teve problema com Sonic Chaos, sem contar em Knuckles e  Fang, outro personagem extremamente lembrados por fãs e esquecido pela Sega.

Ainda em 1994 tivemos várias novidades de Sonic, como Mc Surpresas do Mc Lanche Feliz, e alguns remixes de Sonic, mas vale salientar que não vou tão claro como em 1993, Parecia que o brilho de Sonic estava acabando...Entravamos em uma era escura...onde o ouriço azul seria esquecido um pouco esquecido.....

1995. Ano do Spin OFF

Após 2 anos no topo todo heroi tem seu baixo e Sonic não está fora dessa lei, nenhum jogo de grande nome é lançado nesse ano com exceção talvez do Knuckles Chaotix, mas não é bem um jogo de Sonic ou será que era para ser?

So what? Knuckles Chaotix é o primeiro jogo do super popular na época, Knuckles. O jogo tem uma grande novidade no Gameplay, você joga com 2 personagens ao mesmo tempo, cada um preso por um Ring, sem duvida o jogo  que trás grandes inovações, Knuckles Chaotix é um verdadeiro clássico, mas muitos se perguntam "Cadê o Sonic?", oras eu respondo com uma certa incerteza. Acredito que Knuckles Chaotix era para ser o Sonic The Hedgehog 4, vamos ver daqui a pouco o Sonic Crackers que explica melhor.... Mas tem uma características no jogo que é impossível não notar, a mais notável é Mighty, que não notou? O Sprite e as animações dele são idênticas ao de Sonic, vale salientar que Mighty era um dos visuais "Betas" do Sonic antes de ser escolhido o ouriço e não um tatu. Também temos a história que tem a presença de Metal Sonic, o que melhor se não Sonic nessa história? Uma das mais fortes também, é que caso você feche o jogo com todas as Chaos Rings você tem uma Ending Image com Sonic e Tails sendo que eles nem aparecem no jogo... E outras menos  como o sprite perdido da Amy  leva crer que Sonic estaria no jogo e o espaço Bomb e Heavy, poderia ser Sonic e Tails, mas colocaram esses 2 personagens que foram completamente renegados após o jogo....Assim como Sonic CD, Knuckles Chaotix não conseguiu salvar o 32x, ele modificava o Mega-Drive, mas era tão limitado que não conseguiu concorrer com o PlayStation. Outras curiosidades do jogo é que o Vector um dos personagens "introduzidos" no Chaotix, não é um personagem novo e sim um dos mais antigos, ele foi criado para ser usado no roteiro original de Sonic, como membro de uma banda, mas esse roteiro não seguiu, seu personagem foi revisado e "recriado" para o jogo Knuckles Chaotix

 Comentei acima sobre o Sonic Crackers aka Sonic Studium ou talvez Sonic Stadium.

Existe várias características desse jogo para ser considerado alguma versão Beta do Knuckles Chaotix, essas são

  • A jogabilidade, que eu posso dizer não tem como não compará-los, 2 personagens ao mesmo, usando Rings para segurar personagens,  e outras características no Gameplay.
  • As fases são parecidas, embora só seja possível jogar 2 fases no Sonic Crackers é possível compará-las sim, entre elas a primeira, chamada de Techno Tower coma primeira zona do Knuckles Chaotix.
  • Uma espécie de "Adventure Field" embora não fique bem claro em Sonic Crackers, quando você completa a fase você segue para um campo que pode andar livremente, embora  no Knuckles Chaotix seja side-scrolling a idéia é a mesma, você anda para escolher a fase, algo semelhante aconteceu com o Sonic Advance 3, é muito parecido .
  • Por fim as paletas presentes do Knuckles e Vector estão no Sonic Crackers, talvez fosse alguma prova que a Sega tentasse fase um Sonic The Hedgehog 4, mas acabou desistindo e surgiu o Knuckles Chaotix com a mesma base da engine do Sonic Crackers

Mas 1995 não foi apenas esse titulo, outros spin-off aconteceram entre eles Sonic Drift 2, vocês já sabem Sonic Drift foi apenas Only-for-Japan, mas Sonic Drift 2 não, lançado para todo o mundo recebeu um nome diferente Sonic Drift Racing, mas o jogo é basicamente o mesmo, novos personagens e novas pistas, sem sombra de duvidas é melhor que Drift 1, mas o jogo não vez nenhum sucesso como Sonic 2 ou Sonic 3, nem tem como foi apenas pro Game Gear

 

Ainda em Spin-OFF tivemos uma série de jogos exclusivamente para o Tails, entre eles um bem que não é um jogo propriamente dito, o Tails and The Music Maker, mas os outros 2 são jogos, mas não são jogos de grande porte.

O primeiro deles é o Tails Sky Patrol para o Game Gear,  jogo nem cita o Sonic, e nem tem haver é puro Marketing com a imagem do Tails no jogo, o jogo é bem complicado e difícil, particularmente prefiro o Tails Adventure que vamos falar em seguida.

Uma curiosidade desse jogo é a ultima fase chamada Dark Castle, que passa uma idéia de fase em castelo, mas não, você apenas passar por ele, e ainda nos colocam uma copia descarada do fundo da fase Cassino Night do Sonic 2, sem falar que você descobre que a vilão do game usa um veiculo parecido com o do Eggman, só que tem rodas

Outro jogo que saiu do Tails foi, Tails Adventure, esse jogo conta com uma série de armas que você pode usar no jogo. Diferente do Sky Patrol esse tem uns elementos dos jogos de Sonic como as molas(springs).

Uma curiosidade do jogo que acontece antes de qualquer evento de Sonic 1, se fosse para colocarmos em uma linha do tempo esse jogo seria o primeiro, embora pouco importe na real mesmo.

 

Ainda em 1995, tivemos o único jogo de Sonic que fosse possível jogar com Sonic(em fases), com tanto spin-off. Mas para tristezas de outros, esse jogo é diferente dos jogos de Sonic, você tem um mapa Pseudo-3D no estilo do Sonic 3D Blast que sairia em 1996, mas você não pode pular ou seja, é só no Spin-Dash.

Isso acontece porque Dr. Eggman  descobriu que o motivo de Sonic sempre arruinar seus planos era a velocidade, então  ele criou uma espécie de sapatos que pudesse diminuir a velocidade do Sonic, mas mesmo assim Sonic impediu seus planos, é claro.

Ainda em 1995, tivemos 2 port de jogos, mas nada demais:

  • Sonic Compilation- Nada mais que Sonic 1, Sonic 2 e Dr. Robotnik Mean Bean Machine em um só, uma coletânea que vai se repetir muito daqui a pouco
  • Sonic 2 in 1 - Sonic 2 e Sonic 1 no Game Gear, 2 jogos e um cartucho.

Na opinião esse poderia ter sido o pior ano de Sonic, mas só não foi porque os seguintes foram piores em jogos e a imagem do Sonic já  estava muito abalada, diferente desse ano que a imagem do Sonic ainda estava em alta devido aos sucessos de 1991.1994.

 1996. Péssima renovação

A Era 3D estava chegando novos jogos estavam pintando, porem Sonic continuava na mesmice, será que Sonic continuaria na mesma até o fim do século? Claro que não, a Sega tentou adaptar o Sonic na nova geração, mas  ela falhou.

Na verdade mesmo, não houve nenhum titulo de grande expressão  em 3D  que chegou a sair. Sonic X-Treme todo mundo já sabe  que foi cancelado e tudo mais, mas pessoalmente eu agradeço a Sega que dizia "O jogo não estava bom suficientemente para  comparar aos demais", embora duvido  que tenha sido esse o motivo, concordo com esse que foi apontado, mas isso é mais no fim porque antes teve uma das únicas coisas que teve uma boa polemica, o Sonic OVA.

Porem antes de falar das coisas mais legais, deixa eu falar de coisas menores e as legais ficam mais  para o fim entre elas Sonic X-treme e Sonic OVA.

Sonic The Fighters ou como é chamado por aqui Sonic Championship é o primeiro jogo de luta de Sonic, na verdade esse é o único em 3D. Para Arcade, então não esperem muito desse jogo,  é limitado e simples. Porem tem muitos personagens, e muitos deles é novo, Bean the Bark e  Bean The Dinamyte. Espio que apareceu no Knuckles Chaotix faz sua apresentação, ele é o único que apareceu em um jogo pós-Chaotix, mas ele só foi ressuscitado mesmo em Sonic Heroes.

11 personagens, mas tem uns que não é possível selecionar, entre eles está Super Sonic que só é possível jogar após Segundo Round contra Metal Sonic apenas se você  ganhar todas as batalhas sem perder 1 Round.

Ficou confuso, mas no jogo existem 8 Chaos Emeralds, sim são 8 Chaos Emerald. Aparentemente é para que você lute contra todos os outros lutadores, mas ninguém teve a capacidade de se tocar  que haviam colocado 8 Chaos Emerald?

 

Se lembra do Sonic CD? Um dos maiores clássicos dos jogos de Sonic, aquele da viagem de tempo? Sim, esse.. Essa versão saiu para PC em 1996, o jogo é basicamente o mesmo jogo, a diferença que ambas as versões tanto Japonesa e Americana recebe as musicas da versão Americana do Sonic CD.  Ótima oportunidade já que é muito mais fácil jogar aversão do PC do que a versão do Mega CD, então não deixou de fazer um sucesso, ainda mais que Sonic OVA já tinha saído na TV japonesa.

 

Sonic 3D Blast foi o ultimo jogo de Sonic para Mega-Drive, a Sega tentando se manter com o Mega-Drive em uma época de que a era 3D reinava já, tentou fazer uma versão Pseudo-3D do Sonic,  o jogo não é bom na verdade, não chega a ser um clássico. Você tem que recuperar os Flickyes, aqueles bichinos que saem dos badniks, mas a versão para PC que saiu quase na mesma época é um Port bem feito, porque alem de ter um Special Stage totalmente revisado, ele tem gráficos superiores.

Jogo não fez muito sucesso, e esse jogo marca o fim da era Sonic no Mega-Drive, tentando entrar na era Saturno, mas Sonic passaria por péssimos momentos novamente.

 Sonic Blast ou como chamado no Japão G Sonic, os gráficos são ótimos, principalmente para o Game Gear, mas é justamente na jogabilidade que o jogo peca. Antes de tudo esse é o primeiro jogo que é possível jogar com Knuckles no Game Gear, mas nem isso salva, o jogo é lento, e tem uma engine que lembra  Sonic Triple Trouble, você também perde 10 Rings por dano e não todos de uma vez só.

Não espere muito, embora a equipe tenha caprichado nos gráficos, o jogo não consegue manter o padrão dos jogos como Sonic & Tails que são bons, ,mas G Sonic é longe disso, e não consegue se manter em uma nota muito boa.

Outros produtos foram lançados nesse ano, mas você encontra no fim da Matéria onde tem uma lista de lançamento e aparecimento de personagens.

1996. Sonic OVA

Se lembra que iríamos falar mais de Sonic OVA e Sonic X-Treme, certo? Pois é, vamos continuar a conversa, que esses merece uma seção especial .

Sonic OVA tem um enredo parecido com Sonic CD e ainda por cima, os traço do Sonic são muito parecidos com os da Toei, em Sonic CD...Sem contar que temos umas referências das animações com Sonic CD, maioria vista na abertura do OVA, quando Sonic vai salvar Oji.

O OVA saiu em 1996, mas fico no Japão até 1999 quando foi adaptado em VHS e DVD, qualidade melhor, mas continuava alguns erros que aparecia no OVA original, como não traz Knuckles como um Echidna e sim como uma toupeira...

Dr. Eggman consegue convencer que um tal de Black Eggman, também conhecido como Dark Eggman, tomou conta da Landon of Darkness, também chamada de Robotropolis ou Eggman Empire, então Sonic e Tails seguem para esse local impedir Black Eggman.

Mas era tudo um truque, para que Sonic encontrasse Hyper Metal Sonic e eles acabassem lutando, o plano dá certo... E como já clichê nas história de Sonic, todos pensam que o inimigo, no caso Metal Sonic que está destruindo a cidade.

Sonic OVA, foi desenvolvido pelo Studio Pierrot  o mesmo que criou Yu Yu Hakusho, então qualidade na animação não falta. Outra curiosidade é que na luta entre Metal Sonic e Sonic, é a mesma seqüência que ocorre em um comercial de Sonic CD.

Sonic CD é considerado por muitos o melhor anime de Sonic já feito, talvez só perdendo para Sonic X que é mais recente, mas Sonic X não agradou muitos os japoneses, então pelo menos os japonês Sonic OVA é a melhor animação já feita de Sonic, mesmo com seus furos.

1996. Sonic X-Treme

Esse jogo era para ter saído no Mega-Drive, 32X, com o nome de Sonic Mars, porem 32x nunca conseguiria rodar o jogo, então eles decidiram importar o projeto para o Sega Saturn.

O jogo estava em desenvolvimento na Sega Technical Institute, a mesma do fracasso Sonic Spinball, mas do grande sucesso Sonic 2, então podíamos esperar um bom game? Tudo indicava que sim, mas o tempo corria, Super Mario 64 estava saindo para Nintendo 64, e a Sega precisava correr com seu projeto para Dezembro de 96, no Natal. Só lembrando Mario 64 saiu em Setembro de 96, a Sega estava atrasada.

A principio a Engine do jogo era baseada na engine do Jogo NiGHTS e nas fases de chefes teríamos uma engine  separada do jogo, Christina Coffin foi encontrada para essa missão e conseguiu, os executivos ficaram e  impressionados, tanto que pediram que o jogo inteiro fosse na mesma engine que as do Boss, porem o tempo estava curto, e devido a problemas internos o jogo nunca saiu do quase....O projeto "acabou" sendo portado para o Sonic 3D Blast que tem umas leves semelhanças.

Após 9 anos no silencio, quebra o silencia uma Disco teste da Engine de Sonic X-Treme foi vendido na Ebay,  que acabou sendo vendido por um absurdo 400 dólares, muitos esperavam um vídeo, mas apenas GIF saiu.

E do nada Sonic X-Treme começou a ser comentado por todos os lados até que  Chris Senn o diretor do jogo abriu um fórum e divulgou muitas informações sobre o jogo, parecia que o mistério de Sonic X-Treme teria enfim o fim, principalmente quando estávamos perto de 1° de Abril saiu na P2m o download do jogo Sonic X-Treme, mas era óbvio que foi 1° de Abril e não deu certo, o download não completava para nos 96%, o mistério ainda continua em  Sonic X-Treme, um mistério que nunca vai ser revelado...?

1996 prometia ser um grande ano para Sonic, Sonic X-Treme, Sonic OVA, Sonic CD para PC e  G Sonic eram grandes promessas, mas apenas Sonic OVA e Sonic CD cumpriram seus papeis, Sonic não conseguiu se adaptar direito na terceira dimensão e tava começando a pagar.

1997.  Ressuscitando by LS

 Após o fiasco de Sonic X-Treme, que havia sido anunciado e depois foi cancelado sem motivos aparentes, chega o 'apogeu' do Saturno!

Era o jogo que todo sonicmaníaco gostaria de ter em casa. Nele estão os 4 jogos da série do Mega Drive, podendo usar o Lock-on, jogar Time Attack neles e até programar o spindash no Sonic 1. Mas o bom mesmo era o Sonic World, com seus passatempos e suas galerias multimídia, nas quais podia-se ver vídeos do Sonic, sua história, fotos, etc.

Ainda neste ano, e ainda em parceria com a Travellers Tales, é lançado Sonic R, um ótimo jogo do Sonic, onde deve-se correr corridas super divertidas com conhecidos personagens de Sonic, um jogo que já deveria ter saído a mais tempo, pois já se tinha a idéia de fazer um jogo de corrida a pé com os personagens. É um jogo com gráficos tridimensionais em 32 bits.

Neste ano também tivemos também dois lançamentos para PC: Sonic the Screen Saver, jogo no qual você cria proteções de tela e afins, e Sonic & Knuckles Collection, que nada mais é do que Sonic 3, Sonic & Knuckles e Sonic 3 & Knuckles, além de um lançamento aqui no Br: Sonic Blast já estava sendo distribuído em várias lojas de games aqui no Brasil.

Tanto no Sonic R como no Sonic Jam, dava para notar que os personagens em 3D com o poder limitado do Saturn não ficariam bons em um jogo da série. Mas isto se resolveria em apenas um ano, pois a Sega já estava preparando algo surpreendente em seus laboratórios... Como as vendas do Saturn estavam indo de mal a pior, a SEGA estava com um projeto secreto, um novo console em 128 bits! Mas isso era o que poucos sabiam, pois muitos afirmavam ser um console em 64 bits.

1998. Renovado by LS

 Muitos boatos e até mesmo comerciais, vídeos e afins sobre o próximo console da SEGA estavam sendo espalhados rapidamente sobre o mundo todo! E também sobre um novo jogo de Sonic, totalmente tridimencional, eis que então nascia Sonic Adventure.

Eis então que em 27 de novembro de 1998, foi lançado o Dreamcast, com uma leva de mais ou menos dez jogos. Mas cadê o tão esperado Sonic Adventure que havia de ser lançado junto com o lançamento do console? Ainda estava em fase final de produção e não havia sido lançado juntamente com o console.

Assim foi feito e o jogo foi lançado, trilha sonora nota 10, novos personagens, história com novos elementos! E Super Sonic!

A medida que o jogador se aprofundava em Sonic Adventure a história dos 6 personagens (Sonic, Tails, Knuckles, Amy, Big e E-102 Beta) iam se entrelaçando! Inicialmente só era possível se jogar com Sonic e a medida que ia se passando as fases ia se liberando os outros personagens.

Novos modos de jogos, mini-games, campos de aventura estão entre algumasdas novidades do game.

Sonic Adventure revolucionou totalmente os jogos de plataforma trazendo a tona uma ótima repercussão e se tornando um dos melhores jogos do ouriço facilmente, desde então todos esperavam ansiosos um possível Sonic Adventure 2.

No início do ano, começou a ser criada também uma nova séria do ouriço: Sonic Underground, totalmente fora do contexto de qualquer game do ouriço, mas ainda assim um ótimo desenho que chegou a ser exibido aqui no Brasil pela SBT durante um longo tempo.

Sonic renasceu das cinzas com tudo o que tinha de melhor! E saiu detonando facilmente, aqui se inicia uma era marcante para o ouriço, bons jogos estavam prestes a vir e a SEGA havia lançado seu último console, mal sabia Sonic que daqui em diante muitas surpresas o aguardariam, boas e más, eis que um novo Sonic surgia, uma nova era, uma nova vida, uma nova fase.

 1999. Voltando ao Topo

Está certo que Sonic Adventure saiu para Japão em 1998, mas ainda faltava o resto do mundo, mas primeiro no Japão foi lançado o Original Sound Track de Sonic Adventure, isso sim que é uma coletânea, tem musica de abertura até musica de encerramento. 2 Discos ainda, vale lembrar que um dos aspectos mais positivos de Sonic no renascimento foi a renovação das musicas que conseguiu acompanhar a evolução.

Depois de um bom tempo Sonic Adventure sai nas Américas e na Europa, o jogo conta com muitas novidades em relação a versão Japonesa, entre elas a quantidade de língua diferente para se escolher, e também a conectividade com a Internet, permitia que Sonic Adventure baixasse arquivos ou eventos para o VMU e assim ter novos eventos e cenários no jogo. Sem falar que a Sonic Team teve mais tempo para corrigir os bugs de câmera, melhorou e assim o jogo saiu, essa versão saiu no Japão chamada de Sonic Adventure: Internacional

Se AOSTH e Sonic SatAM já se foi, com a renovação da série, a DiC anunciou um novo desenho de Sonic, muitos acreditavam que seria a continuação de Sonic SatAM, a perdida 3° temporada que nunca foi as tvs ou que nunca foi produzida, mas era uma série completamente nova, chamada de Sonic Underground. Embora com grandes furos como Sonic ter irmãos e aparecer a mãe de Sonic, é o desenho animado que mais perto chega das versões de desenhos, claro que Sonic OVA não conta e  Sonic X ainda não tinha saído na TV japonesa...

E Sonic não ficou fora das Tvs americanas e européias, o famoso Sonic OVA  saiu em VHS e DVD, chamado de Sonic The Movie, mas como já citaram a versão americana não consertou certos erros que apareceram na versão Japonesa, você pode encontrar a versão japonesa para baixar na Central Sonic Media

No inicio do  1999 a SNK revelou os títulos que sairiam junto com seu portátilNeo Geo Color, mas um jogo chamou atenção mais que os outros, ninguém acreditava, era Sonic que estava no meio das listas... Ninguém acreditou e todos pensaram seria outro Sonic, mas não, a noticia se confirmou em Agosto, quando a SNK revelou novas informações do jogo e que se chamaria Sonic Pocket Adventure, que nada mais é do que Sonic 2 e Sonic 3 juntos. O jogo cumpre seu papel, e da uns bons extras, Sonic Pocket Adventure lançou entre Dezembro de 99 entre  Fevereiro de 2000.  Esse fato infelizmente não seria o único, Sonic começaria aparecer em outros consoles ....

2000. Preparações para 2001

Talvez o único motivo existente para que 2000 tenha sido um ano fraco para Sonic é que em 2001 seria o aniversário de 10 de Sonic, então  a Sega estaria importando tudo para 2001 e  simplesmente esqueceu de 2000.

O único jogo mesmo que lançou em 2000, foi o Sonic Shuffle que não foi nadaque a Sega havia prometido, originalmente se chamaria Sonic Square e que teria suporte para se jogar Online, mas isso não aconteceu, o jogo apenas suporta 4 player.

Não precisa nem dizer que o objetivo de Sonic Shuffle é derrubar o Mario Party, o que não consegue, Mario Party é infinitamente superior nessa área, e precisa de uma parede para derrubá-lo, mas Sonic Shuffle não deixa de ser um bom game para se jogar com amigos, ele possui um Story Mode, que não é dos melhores, trata-se de passar pelos tabuleiros do jogo conseguindo as Jewel Stones, mas o que mata mesmo o jogo é a Loading Screen do jogo, você vai ficar horas esperando para ter uma batalha de 5 segundos...

Sega esperava um grande sucesso em 2001, mas 2001 passou longe disso...

2001. Dez anos.......a morte

O que já era especulado aconteceu, Sega no dia 31 de Janeiro de 2001 pronunciou-se que o Dreamcast, com menos de 4 anos, teria sua produção cancelada e que a empresa passaria a ser uma Soft House, porem os jogos que estavam para sair continuariam, mas a força do console simplesmente parou  quando eles divulgaram essa noticia.

A Sega que já foi uma das maiores empresas de console do mundo, hoje uma Soft House, esse evento contribuiu para que essa geração fosse considerada pelos especialistas, a pior geração que já houve. O Dreamcast não conseguiu combater os anúncios da Sony com o fantástico PlayStation 2 que teria funções muito superior que o Dreamcast, de fato foi uma mentira da Sony para acabar com as vendas de lançamento do Dreamcast, o PlayStation 2 tinha configurações muito semelhantes com o Dreamcast, mas os fracassos de seus consoles anteriores apenas ajudou a empresa quase falir e ajudar a outra empresa com seu console que fez muito sucesso na geração passada a atingir o máximo. O Dreamcast também não tinha o apoio das Third-Partys  que apoiavam a Sony, o que prejudicou muito as vendas com novos títulos, foi o ultimo console da Sega...Sonic  então passaria momentos que nenhum Seguista gostaria de ver, em outros consoles.

Mas, Sonic ainda estava vivo, e com força ele completaria no dia 23 de Junho de 2001, 10 anos de existência, e a Sega não havia desistido de seu maior titulo no ano e teve um lançamento global, no dia de seu aniversário.  O jogo vez muito sucesso, mas não conseguiu superar Sonic Adventure que foi o Top-Seller do Dreamcast.

Uma edição especial de aniversário foi feita, era nada menos que um pacote cheio de coisas de Sonic. Entre elas, o Sonic Adventure 2, uma moeda do Sonic de ouro, um CD com as melhores musicas da série e um panfleto com a história do Sonic, infelizmente esse item não foi  vendido no Brasil, mas com sorte da para encontrar em leilões como Mercado Livre. Outros "brinquedos" de Sonic foram lançados em 2001 para comemorar seus 10 anos, entre eles uma moeda do Sonic de ouro, parecida com o pacote de  10 anos, também uma estatua do Sonic, e depois uma estatue de cristal de Sonic..Esses itens são extremamente raros. Muitos Sound tracks foram lançados em comemoração aos 10 anos de Sonic, sem contar as OST de Sonic Adventure 2

 Porem o futuro de Sonic não ia parar por ai, foi então que saiu Sonic Advance para GameBoy Advance, e o Remake Sonic Adventure 2: Battle

 

Sonic Adventure 2: Battle é praticamente o mesmo game, só que com um modo 2 Player melhorado, o jogo ao contrário do Sonic Adventure 2 não foi bem recebido pela mídia, simplesmente por ser praticamente o mesmo game sem muito inovação em relação ao Sonic Adventure 2, em 2002 saiu para as Américas e Europa.

Enquanto Sonic Advance é outra história,  marca a volta de Sonic ao Side-srolling já que Pocket Adventure é mais um remake do que um jogo novo, só para um portátil de grande expressão o Game Boy Advance, e não precisa nem dizer que a Nintendo é uma muralha nessa área, domina o mercado de portátil desde os tempos de Game Boy.... Sonic Advance também teve um port para N-Gage que não fez sucesso, mas para GBA fez sucesso sim, que originou outros títulos, mas ainda sim o jogo não era como os clássicos e de fato a Sega não conseguiu recolocar a alma dos clássicos no portátil, talvez tenha morrido quando Genesis faleceu.

2002. A nova casa do Sonic, consoles concorrentes.

E se confirmava tudo, Sonic passava ser o principal game da Sega em outros consoles como Soft House, em 2002 entravamos em uma nova era, que a que estamos hoje e talvez não  sairemos tão cedo, Sonic em consoles-não-Sega finalmente se confirmava, começou com um pequeno port para Neo Geo Color e hoje é a essência de Sonic...Talvez só veremos uma nova era quando a Sega possa se ajudar a fazer um novo console, bem não acredite muito nisso.

 

Como Sonic Advance e Sonic Adventure 2: Battle foi no finalzinho do ano no Japão, tivemos suas versão para a America e Europa em 2002, mas também tivemos novos games como Sonic Advance 2 e a coletânea Sonic Mega Collection para reviver os bons tempos de Mega-Drive.

Sonic Mega Collection originalmente era para incluir o grande sucesso, Sonic CD, porem ele foi cortado devido a problemas na emulação, recentemente com o Sonic Gems Collection o problema foi resolvido, mas fãs agradeceriam se tivesse menos coletâneas e mais jogos dentro de 1 coletânea só.

 Embora todos concordem que Sonic Advance de longe é igual aos Sonic do Mega-Drive, de longe ele foi um fracasso também, pelo contrário os jogos são bons, mas não conseguem suprir aquela vontade de quando Sonic estava no topo dos videogames e dificilmente ele vai voltar, mas Sonic Advance 2 saiu 1 ano depois do lançamento do seu predecessor, Sonic Advance, lembra os velhos tempos, Sonic Advance 2 tenta acertar a formula que deu errado no primeiro Advance, que era velocidade, você não sentia a velocidade no jogo, porem no Sonic Advance 2 ele consegue fazer isso, mas ainda temos 1 problema que é da fase, queria evitar essa palavras, mas não tem como, é muito apelativa. Sonic Advance 2 com o embalo da divulgação de Sonic X, o mais novo anime de Sonic, vem com cut-scenes entre as zonas, mas não é anda demais.

2003. X for Xtreme

Sonic is back in Action? É isso que podemos dizer, porque 2003 foi um ótimo ano para nosso ouriço, está certo que Sonic Adventure DX  não é o melhor dos Remakes, mas é exatamente nesse ano que a série toma um rumo totalmente diferente, graças ao anime, Sonic X, que embora não tenha agradado muitos fãs, trouxe muitos fãs de Sonic não só no Brasil que vez muito sucesso, mas em todo mundo especialmente na França e nos Estados Unidos, que teve novos episódio produzidos graças a esses países, já que no Japão a Serie 2  só saiu em DVD..

Todos os outros desenhos norte americanos tentaram, mas foi exatamente um Anime, que conseguiu trazer a melhor série animada de Sonic já feita, Sonic X é a série animada que mais retratada os jogos, recria as séries Adventure, e ainda explica como Sonic e seus amigos vieram parar no nosso mundo, embora o anime não seja oficial, mas o Sonic X influenciou certos jogos sim, não há duvidas, foi o anime que recoloriu o futuro de Sonic, como Sonic Heroes a principio se chamaria Sonic X.

Outra influência de Sonic X, talvez nem tanta de Sonic X, mas sim da 4Kids de mudar as dublagens dos personagens dos jogos para que ficassem com as vozes do anime, isso gerou  muita reclamação por parte dos fãs, mas esses eventos aconteceram  entre 2004 e 2005, com a chegada de Sonic X nas Américas.

Nos primeiros 26 episódios temos uma saga que nossos heróis procuram as Chaos Emerald, mas nos episódios seguintes temos as adaptações com os episódios de Sonic Adventure e Sonic Adventure 2, sem duvida a melhor parte do anime, na primeira season, depois parece mais uma emenda de episódio para fechar os 52 previstos.

Em Sonic X 2,  muda tudo, temos uma temporada inteira toda relacionada a uma história totalmente original, e já é nesse aspecto que Sonic X 2 acerta, primeiro que Sonic X 1 era muito infantil, o anime ficou muito abaixo do que se esperava, mas é Sonic X 2 a história é muito mais envolvente e usa as emoções dos personagens, o que deixa a história bem melhor que seu predecessor. Existem boatos de um Sonic X 3 que contaria a história de Sonic Battle e Shadow The Hedgehog, mas nada confirmado ainda. 

Sonic Pinball Party tinha uma grande parede para vencer, a fúria de fãs quesimplesmente odiaram Sonic Spinball e não seria uma tarefa fácil, porque as fotos do jogo não estava convencendo e mais os fãs não acreditando muitos nos jogos de Sonic para GameBoy, muitos não acreditavam no titulo.

Mas o titulo surpreende, é um surpreende jogo de Pinball e tem mesas bem legais para jogar, e um modo Story que serve, não se pode pedir muito em um jogo Spin-Off como esse, mas cumpre seu trabalho, o jogo ainda conta com mini-games e mesas extras quando se completa o jogo, o jogo vez os fãs esquecerem de vez Sonic Spinball

 

Sonic Adventure pode até ter sido o Top-Seller do Dreamcast e de longe ter sido o melhor jogo do console, mas Sonic Adventure DX não consegue manter o seu nome e de um ótimo jogo, temos um jogo mediano. Sonic Adventure roda a 30 FPS, essa foi uma das maiores criticas ao game na época, mas em DX roda a 60 FPS, porem com muitas quedas, mesmo a versão do PC que saiu 6 meses depois conta com os mesmos problemas. A Câmera foi corrigida ou é o que a Sonic Team diz, porque não parece, ele colocaram um modo Free Câmera, que funcionaria no mesmo estilo da Câmera do Mario Shunshine, mas não funciona perfeitamente e para piorar DX recebe um aprimoramento nos gráficos, mas mesmo assim recebe criticas, os personagens receberam tanto brilho que parecem plásticos, essas foram as principais criticas ao jogo, mas teve  uns eventos extras como

  • Mission: Existem 50 missões nos Adventur Field para você procurar com todos personagens e conseguir  assim liberar os outros extras do jogo, as missões são de levar itens para outros lugares até encontrar itens perdidos no jogo
  • Jogar os jogos de Game Gear, já que saiu Sonic Mega Collection que você pode jogar os jogos do Mega-Drive, no DX você pode jogar os do Game-Gear, e pode ate jogar versus e tudo mais.
  • Jogar com Metal Sonic, se você conseguir todos os emblemas será premiado com o Metal Sonic selecionado no Trial Mode.

O jogo mais serviu para aqueles que não conseguiram jogar a versão para Dreamcast, porque não conseguiu atingir uma critica boa assim como Sonic Adventure 2 Battle que ainda procura uma versão para PC.

Já havia comentado sobre Sonic N em 2001, mas foi apenas em 2003 que ele foilançado, o jogo é muito inferior a versão do Game Boy Advance, para começar a sua tela é muito menor e dificulta a jogabilidade, e o jogo perde seus extras como o Chao Garden, que era uma das grandes novidades do jogo, na versão do N-Gage não temos esse extra, fora isso é igualzinho ao Sonic Advance.

 

Sonic Battle é o segundo game de luta de Sonic, o primeiro é o Sonic The Fighters. O titulo para Game Boy Advance atingiu todas as expectativas possíveis, porem o que mais surpreendeu não só fãs mas críticos também, foi a história profunda do jogo, é o ponto mais positivo do jogo é a história.

O Gizoid criado por uma civilização há 4000 mil anos atrás, foi encontrado Dr. Gerald Robotnik onde ele deixou adormecido por 50 anos até que Dr. Eggman o encontrou, mas ficou frustrado com seus poderes e o deixou na praia,onde Sonic o encontrou, o Gizoid pode copiar habilidades de seus inimigos e assim usá-las contra eles.

Sonic Battle não só se destaca na história, mas também no multiplayer é possível jogar com até 4 pessoas ao mesmo tempo graças ao cabo link do Game Boy Advance, e com mini-games extras o jogo surpreende e merece uma nota merecida pela critica acima dos 70%.

Se Sonic estava em uma boa época, em franca recuperação, passaríamos por altos e baixos agora, Sonic Heroes não é um game e sim uma linha entre Boa fase e má fase, porque jogos pós-Heroes não tiveram muita sorte.

Sonic Heroes é o primeiro jogo de Sonic que é possível jogar com 3 personagens ao mesmo tempo, tivemos uma situação parecida foi em Knuckles Chaotix, que se jogava com 2 personagens ao mesmo tempo. Sonic Heroes trás a volta de 3 personagens esquecidos pelo tempo, Vector, Espio e Charmy estão de volta do Knuckles Chaotix para formarem uma das equipes de Sonic Heroes, o Team Chaotix.

O jogo tentou trazer de volta uma era parecida com as do Mega-Drive, fases extensas com pouca história, mas a Sega se esqueceu que hoje em dia, se não tiver uma história decente, o seu jogo vai acabar caindo  por não ser envolvente. O jogo também conta com muitos bugs,  são incontáveis,  acontecem toda hora para todas as versões, até mesmo para PC que saiu 1 ano depois.

A critica recebeu bem o jogo e resultou em boas notas, mas os fãs se dividem entre esse jogo ter sido um dos melhores jogos de Sonic nessa geração entre  o pior jogo dessa geração, entre esses estão os seguintes motivos:

  • Personagens "borrachentos": Muito parecido com o Glox do Sonic Adventure DX, os personagens brilham tanto que parecem de plásticos.
  • A Jogabilidade do jogo é muito bugada, esse é o pior de tudo em Sonic Heroes, muitos foram corrigidos na versão para PC, mas ainda existem.
  • A Câmera é o maior pesadelo de jogos de ação de Sonic, só que em Sonic Heroes parece que a Sonic Team piorou a câmera de propósito mesmo.

Sonic Heroes também trás a volta do Metal Sonic com um novo visual, Metal Sonic se modificou sozinho e enganou até o Eggman, se passando por ele, Metal Sonic irá enfrentar as teams no que seria um Act 3 das fases.

Em 2003 Sonic conseguiu se manter muito bem, mas em 2004 temos muito pouco de Sonic, talvez o único título novo seja Sonic Advance 3 o resto é só Sonic Heroes com sua versão na America e na Europa e sua versão para o PC.

2004. Diminuindo o ritmo

Como o ano de 2003 foi muito movimentado é normal o ano seguinte ser maistranqüilo e foi assim em 2004, os jogos que sairam no finalzinho do ano lá no Japão estão saindo em 2004 na America e mais tarde na Europa.

Enquanto isso no Japão, saia a coletânea de musicas de Sonic Adventure e Sonic Heroes, o CD ainda acompanhava um folheto com as letras das musicas tanto em japonês tanto em inglês, mais tarde no Japão sairia OST de Sonic Heroes.

Sonic Advance 3 é o grande titulo de Sonic em 2004 já que praticamente não existiu outros títulos novos. O jogo tenta voltar as bases dos clássico, você joga com um parceiro e pode fazer Tag Team com ele, você não pode controlá-lo, mas pode pedir ajudar para que ele te carregue por exemplo.

Esse foi o ultimo jogo que os dubladores originais dublaram após esse games todos seriam da 4Kids de Sonic X, isso gerou uma revolta pelos fãs, tremenda, infelizmente não adiantou muito e Ryan Drummond e seus amigos logo foram trocados nos jogos seguinte por Jason Griffith e seus amigos.

O jogo é bom, mas não consegue superar os clássico, o jogo até piora em relação ao Sonic Advance 2 que é o melhor da Trilogia Advance justamente porque não tem essas Tag Team que não deu muito certo no jogo, o jogo até que teve boa repercussão na mídia, mas  a Dimps não conseguiu colocar mais uma vez o que conseguiu fazer no Sonic Pocket Adventure que seria colocar a alma dos jogos clássicos dentro de um portátil de grande expressão.

No finalzinho de 2004 saiu a versão do Playsation 2 e do X-Box do Sonic MegaCollection, mas para não criticarem a Sega que não colocou nada de novo, ela me coloca os jogos de Game Gear no Mega Collection, uns materiais extras e muda o nome para Sonic Mega Collection Plus.

Parece que a Sega ainda ta com problemas na emulação porque Sonic CD não está nem a vista no jogo, parece que ela já havia planejado mais uma coletânea para 2005, o que seria chamado de Sonic Gems Collection,  que graças ao seus títulos raros é a melhor coletânea que tem atualmente.

Em Novembro de 2004 o Jetix começa a passar a série de Sonic X no Brasil, a dublagem não é das melhores,  mas também está longe de ser uma catástrofe, o dublador de Sonic é o mesmo que dublou Agumon e os antigos Sonic, Sonic satAM e Sonic Underground, o Manolo Rey.

2005.  Fim de uma era...

Antes de qualquer jogo, antes de qualquer evento, Dr. Eggman por um momento conseguiu a atenção do publico, Deem Bristow, o dublador de Dr. Eggman nos jogos da nova geração morreu no dia 15 de Janeira de 2005, teve um ataque de coração e acabou morrendo no hospital de San Diego, ele morreu com 57 anos.

Mas parecia que Dr. Eggman havia colocado uma maldição nos dubladores porque o dublador do Eggman em Adventure of Sonic The Hedgehog, Long John Baldry, morreu no mesmo ano, no dia 21 de Julho de 2005 com problemas pulmonares. mas parecia que ia piorar a situação, o dublador de Dr. Eggman no Japan foi ao hospital por uma parada cardíaca, mas melhorou e assim a maldição de Dr. Eggman acabaria.

A Nova Geração está chegando, e a Sega já prepara um novo Sonic para o 15° aniversário de Sonic, o vídeo quase passou discreto, se não fosse o site The Sonic Stadium que conseguiu capturar o vídeo na E3 de 2005, porem Sonic Next-Gen só receberia novas informações na E3 2006, o destaca dos jogos de Sonic estava para Shadow the Hedgehog e Sonic Rush para DS.

Porem, esses jogos estavam confirmados apenas para Novembro de 2005, roubava a cena mais uma vez Sonic X 2, que foi  ao ar na França pelo canal Jetix, em 2004 quando mostraram uns desenhos e personagens de Sonic X muitos pensaram que era coisa de fã, mas não o boato se confirmou no inicio de 2005.

A série contava com novos personagens e sobretudo mais madura, a história se desenvolvia ao longo dos 26 episódios e se firmava como a melhor temporada de Sonic X já feito.

Em Setembro de 2005, a Tokyo Game Show, revelou novas informações sobre Sonic Next-Gen agora confirmado pela Sega, o vídeo era praticamente o mesmo vídeo da E3 2005, mas com uma melhor resolução, a Sega também mostrou os primeiros passos do Gameplay e uma engine baseada no jogo Half-Life,mas não revelaram nada da história, o que aumentou os boatos.

Os boatos se confirmaram, Sonic R Extreme  foi revelado como Sonic Riders e seria multi plataforma, PS2, GameCube e X-Box, o jogo seria lançado de 2006, mas entre todos os 3 jogos era o que tinha maior expectativa. Isso porque Sonic Rush e Shadow The Hedgehog estavam desacreditados pelos fãs

O único titulo que não ia lançar em Novembro era a ultima coletânea da Sega, Sonic Gems Collection, mas não chega a ser um jogo. É a melhor coletânea da Sega, justamente porque trás os 3 clássicos de Sonic, Sonic CD, Sonic R e Sonic The Fighters.

A versão Americana teve muitos problemas, a primeira foi do Sountrack que acompanharia a versão de Sonic CD, todo mundo queria a versão japonesa, com todas aquelas musicas, mas foi colocado o Soundtrack americano, do Sonic Boom. Para piorar a Sega retira 2 jogos secretos, Bonanza Bros e Street of Rage, porque ela queria que o jogo tivesse rank E da ESRB, que significa para todos. Para piorar ainda mais o jogo nos Estados Unidos só saiu para Game Cube.

Finalmente quando chega Novembro, Shadow The Hedgehog é lançado junto com o Controle do Shadow para PlayStation 2.

O jogo não agradou a mídia nem um pouco, a nota máxima foi 50%, mas o jogo conseguiu vender bem ganhou o título de Player's Choice para Game Cube, e Greatest Hits para PlayStation 2, o jogo agradou os fãs, mas o conceito de arma não funcionou muito bem para um jogo de Sonic. A Arma causou muita revolta nos fãs, alem de entrar direito no tema do jogo ela não funciona direito dentro do jogo, o lock-on da arma foi muito criticado porque Shadow atira para que está mais próximo e fica complicado jogar sem matar gente inocente.

Durante quase 1 ano, a Sega ficou falando "Hero or Villain? You Decide" esse era o lema do jogo, de fato o jogo conta com vários caminhos e fases, mas a Sega não conseguiu explorar muito, basta apertar Start que você pode escolher o caminho que você quer seguir. O Controle e a câmera foram muito criticados, como sempre, a Engine é praticamente a mesma usado no Sonic Heroes.

O Game marca o fim da história que começou lá em 1998 com Sonic Adventure, em 2006 começaria a nova geração.

Sonic Rush é o primeiro jogo de Sonic para o portátil de sucesso da Nintendo, Nintendo DS, Sonic Rush salvou a Dimps, porque dessa vez ela conseguiu colocar a alma dos jogos clássicos em um portátil de grande expressão, Sonic Rush foi um sucesso total e agradou tanto aos fãs tanto aos  críticos, com uma media de 90% de aprovação.

Pela primeira vez em um jogo de Sonic, temos uma barra de energia, mas essa barra de energia é chamada de Tension Gauge, enquanto você tiver ela, você poderá  sair correndo feito louco destruindo tudo pela frente em uma velocidade incrível, e é justamente a Tension Gauge que renova os jogos de Sonic, deixa o jogo muito rápido e tira os problema inconvenientes com badniks, que foi muito criticado no Sonic Advance 3.

Em outro mundo paralelo a Terra, Blaze perseguindo Eggman-Nega acaba caindo no mundo de Sonic, onde tenta recuperar as Sol Emerald, e  Sonic tenta deter Dr. Eggman, Sonic e Blaze não se entendem e ficam lutando o jogo inteiro.  

O jogo a principio teria a voz do Ryan Drummond, mas foi colocado as vozes da 4Kids, Jason Griffith, junto com o Shadow The Hedgehog esses foram os primeiros jogos a terem as vozes de Sonic X em um jogo de Sonic.

 2006. 15 anos, inicio de uma nova era.

Sonic passou por tantas coisas, altos e baixos, médios e curtos. É difícil encontrar uma série que agüente mais de 15 anos, mas Sonic conseguiu agüentar, e se junta a Megaman, Mario, Link,  Metroid e Donkey Kong como as séries que caracterizam os jogos de ontem e hoje.

Sonic Riders divulgado no ano passado na Tokyo Game Show, finalmente foi lançado no Japão, nas Américas e mais tarde na Europa. 

É um jogo de corrida que usa pranchas voadoras, são chamadas de Extreme Gear, existem vários Extreme Gear no jogo, entre elas um tapete, uma nuvem voadora, e patins no estilo Shadow. O jogo tem um modo Story, mas não é envolvente, e de certa forma parece um episódio de Sonic X, você precisa completar o modo Story para liberar os extras e os personagens secretos.

Sonic Riders lembra um pouco do jogo F-Zero, lembrando que a Sega já fez um jogo de F-Zero para Arcade, até a primeira pista é parecida com a Mute City de F-Zero. A mídia até que aceitou Sonic Riders, que alcançou a  media de 60% de aprovação.

O jogo é difícil e de longe seria para qualquer jogador, a felicidade do jogo acaba na primeira curva, para efetuar uma curva perfeitamente você vai levar pelo menos 2 dias tentando, porque  Learning Curve do jogo  é muito alta e complica para jogadores casuais.

A Sega continuava com suas coletâneas, dessa vez Sonic Mega Collection Plus foi para os PCs, o jogo é praticamente o mesmo, com essa coletânea você pode deletar as Roms de seu computadores de vez.

A E3 2006 se aproximava rapidamente e os boatos começaram, junto com os novos jogos divulgados, entre eles Sonic Rivals e Sonic Wii, mais tarde teria seu nome marcado como Sonic Wild Fire.

O principal jogo de Sonic para 2006 é Sonic The Hedgehog, para X-Box 360 e PlayStation 3, esse jogo foi apresentado ano passado na Tokyo Game Show, mas nada foi divulgada sobre sua história.

Mas na E3 de 2006 o silencio se quebraria,  Sonic The Hedgehog' 06 esta vivendo na montanha-russa, porque horas tem  uns que apóiam, horas tem uns que não apóiam.

O principal motivo é o personagem que foi revelado na E3 de 2006, Silver The Hedgehog, que veio do Futuro para impedir que o Iblis Trigger acabe com o mundo, junto com Silver foi revelado Dr. Eggman com um novo visual, isso causou muita revolta entre os fãs, que dizem que Sonic perdeu o Charisma.

A idéia original do jogo, segundo Naka era " Que seria se Sonic fosse real?", mas acontece que Yuji Naka não trabalha mais na Sega, segundo boatos: Devido há um entendimento com os executivos da Sega. Agora ninguém sabe a proposta original do jogo. Shadow The Hedgehog também foi revelado na E3 2006, mas dentro de um veiculo militar, a imagem do jogo pós-E3 foi horrível e muitos perderam as esperanças no jogo.

Mas recentemente a Sega revelou novas imagens do jogo, mudou a face do jogo, Shadow foi confirmado fora de seu veiculo e boatos pareciam estar se consolidando, o 4° ouriço que estaria no jogo, supostamente apareceu em uma imagem do jogo lutando contra o Shadow, muito acreditam que esse é o Iblis Trigger que Silver veio impedir, mas a história continua um enigma no jogo.

Por enquanto 3 personagens jogáveis estão confirmados no jogo, Sonic, Silver e Shadow cada um teria uma jogabilidade diferente,  Sonic se concentraria na velocidade e fases extensas, Silver teria fases com mais exploração e locais secretos usando seus poderes psíquicos e Shadow continua um mistério, mas  no site oficial do jogo afirma que o modo multiplayer terá suporte para 4 jogadores e muitos acreditam que o 4° ouriço seja esse personagem secreto, o possível nome desse ouriço seria Morpheus. O jogo está previsto para Novembro de 2006.

Para comemorar os 15 de Sonic, nada melhor do que o primeiro jogo de Sonic para um portátil. Exatamente isso que a Sega pensou, embora só tenha sido revelado a imagem da caixa, o jogo vai contar com Saves e Spindash, muitos ainda acreditam que o jogo tenha novos gráficos, mas esse não é muito o estilo de Sega.

 

Antes da E3 foi revelado mais um game de Sonic,  Sonic Rivals. Esse é jogo de corrida de Sonic que se joga no estilo Old-School no Side-Scrolling, o jogo promete um sistema parecido como de Sonic Battle utilizando Card para customizar o seu personagens, mas infelizmente só haverá 4 personagens jogáveis.

O Jogo é para PSP com suporte até 4 jogadores e Wi-Fi, existem boatos que vai ser possível baixar cards da Internet via a internet do PSP, mas  é apenas boatos por enquanto.

Os personagens jogáveis são, Sonic, Shadow, Knuckles e Silver. A Sega promete um modo Story para cada um dos personagens, mas ainda é um mistério se haverá personagens secretos ou non-playable character.

E o ultimo jogo de Sonic divulgado esse ano,  Sonic Wii. Primeiro se chamou Sonic Wii, depois Sonic Wild fire e agora Sonic and The Secrets Rings.

O jogo é para o mais novo console da Nintendo, Wii.  Ele utilizara o Wii-mote, para fazer curvas e se mover, lembrando um pouco uma direção de carro, apenas lembra.

A Sega não confirmou ainda, mas parece que esse vai ser um titulo apenas para o Sonic, o que não acontece desde os tempos de Game Gear. A história do jogo não foi revelado, apenas foi dito que Sonic foi parar dentro do livro Mil e Uma Noites, e vai ter que reconstruir a história do livros encontrando as paginas perdidas do livro.

Esse é o único titulo previsto para 2007.

Essa é a história de Sonic, conturbada, altos e baixos. Sonic já passou por momentos piores e hoje enfrenta uma adaptação para nova geração, só o tempo dirar se ele vai entrar bem na nova geração.

Seção Mistérios

Essa parte da matéria ira citar os boatos que ocorreram com os jogos antigos, principalmente Sonic 2 e Sonic 3 & Knuckles, com a famosa Hidden Palace e outras fases re-utilizadas.

O Mistério de Ashura

Esse serie o possível irmão de Sonic, que aparece no Sonic 2. O fato que é um Bug do jogo, acontece problemas gráficos no cartucho e acaba dando isso. Ashura também aparece no Sonic 3 quando se transforma em Super Sonic.

Esse seria um dos Bugs resolvidos.

 

A Hidden Palace

A Hidden Palace é o maior mistério de todos os jogos de Sonic, ela está presente no Sonic 2 Beta, porem não pode ser concluída quando se chega em uma Esmeralda gigante, a possível Master Emerald.

A Hidden Palace da retorno no Sonic & Knuckles uma fase muito curta e que não tem ligação alguma com a Sonic 2.

Também existiu o boato que o Tails seria o guardião de uma esmeralda e que guardava em um local secreto, muitos acreditam que se você estivesse jogando com o Tails quando ele é atingido na Wing Fortress, você seguiria para essa fase onde Tails tentaria impedir Dr. Eggman de roubar a Master Emerald.

Há também, a teoria de que a Master Emerald na fase fosse apenas aquele tubos que se quebram parar seguir para outro pedaço da fase, essa é a teoria mais aceitável.

Dust Hill

Dust Hill não é bem uma fase misteriosa, o mistério da Dust Hill é saber a que game ela pertenceu. Vamos as provas.

Essa scan ao lado, seria de uma das fases Betas ou antes disso, do Sonic 2, mas no Sonic 2 Beta a Dust Hill é a Mystic Cave, então a principio Sonic 2 seria o dono da Dust Hill, é a mais provavel das teorias.

Mas antes de Sonic 1 ser lançado saiu um comercial que Sonic corre no deserto, muito parecido com a Dust Hill, porem Sonic 1 no Sonic 1 não existe nenhuma fase semelhante, então seria possível que a Dust Hill tenha sido deletada do Sonic 1? Claro, mas existe uma terceira teoria.

A terceira teoria envolveria o Sonic CD, o mapa do Little Planet, possui um deserto. Esse deserto seria a fase Dust Hill? Também é possível que uma fase tenha sido deletada entre fase PalmTree Panic e Tidal Tempest.

Em Sonic & Knuckles finalmente apareceu uma fase de deserto, a Sandopolis, mas a fase não tem nada haver com a Dust Hill.

Você pode enviar os mistérios para a Power Sonic.

Datas Importantes

[21 de Junho de 1991]
- Primeira aparição de Sonic The Hedgehog em games
- Primeira aparição de Dr. Robotnik em games

[1992]
-Primeiro Manga de Sonic lançado no Japão

[25 de Outubro de 1992]
-Primeira aparição de Miles "Tails"Prower em games 
- Primeira aparição de Mecha Sonic em Games

[21 de Novembro de 1992]
- Primeira aparição de Super Sonic em games     

[Fevereiro de 1993]
-Primeira  HQ de Sonic lançada na America, feita pela Archie.Produzida até hoje

[29 de Maio de 1993]
-HQ de Sonic feita pela Fleetway, conhecida como Sonic The Comic

[Junho de 1993]
- Primeira aparição de Mighty em Games
- Primeira aparição de Ray em Games 

[13 de Setembro de 1993]
- Vai ao ar o primeiro desenho de Sonic, Adventures of Sonic The Hedgehog

[18 de Setembro de 1993]
- O Segundo desenho de Sonic feito pela DiC, Sonic satAM

[23 de Setembro de 1993] 
- Primeira aparição de Metal Sonic em Games
- Primeira aparição de Amy Rose em Games

[Ultimo trimestre de 1993]
-Penguin Books começa a produzir histórias de Sonic The Hedgehog
-Virgin Books  começa a produzir história de Sonic The Hedgehog
-Troll Associates começa a produzir história de Sonic The Hedgehog

[Fevereiro de 1994]
-Mc lanche feliz  distribui brinquedos de Sonic

[2 Fevereiro de 1994]
-Primeira aparição de Knuckles The Echidna em Games

[18 de Outubro de 1994]
- Primeira aparição de Mecha Sonic em Games 
-Primeira aparição de Hyper Mecha Sonic em Games
-Primeira aparição de Hyper Sonic em Games
-Primeira Aparição de Super Tails em Games
-Primeira Aparição de Super e Hyper Knuckles em Games
-Primeira aparição de Egg-Robo em Games

[11 de Novembro de 1994]
-Primeira Aparição de Fang em Games

[Março de 1995]
- Primeira aparição de Vector em Games
- Primeira aparição de Espio em Games
-Primeira aparição de Charmy em Games
-Primeira aparição de Bomb em Games
-Primeira aparição de Heavy em Games

[26 Fevereiro de 1996]
-O primeiro anime de Sonic feito pela Pierrot Studios.

[Junho de 1996]
-Primeira aparição de Bark em Games
-Primeira aparição de Bean em Games

[18 de Novembro de 1997]
-Primeira aparição de Mecha Knuckles em games
-Primeira aparição de Tails Doll em games

[23 de Dezembro de 1998]
-Primeira aparição de Big The Cat em Games
-Primeira aparição de E-102 Gamma em Games
-Primeira aparição de E- 00 Zero em Games
-Primeira aparição da Tikal em Games
-Primeira aparição de Chaos em Games
-Primeira aparição dos Chaos em Games
-Primeira aparição de Froggy em Games

[30 de Agosto de 1999]
-O Terceiro desenho animado de Sonic, Sonic Underground também pela DiC

[3 de Dezembro de 1999]
-Primeiro jogo de Sonic fora de consoles da Sega, Sonic Pocket Adventure

[14 de Novembro de 2000]
-Primeira aparição da Illumina em Games
-Primeira aparição da Lumina Flowlight em Games
-Primeira aparição de Void em Games

[Janeiro de 2001]
-Sega anuncie que não vai mais fabricar Dreamcast

[31 de Março de 2001]
-Para a produção de Dreamcast no mundo.


[23 de Junho de 2001]
- Primeira aparição de Shadow The Hedgehog em Games
-Primeira aparição de Rouge The Bat em games
-Primeira aparição de Gerald Robotnik em Games
-Primeira aparição de Maria Robotnik em Games
-Primeira aparição de Super Shadow em Games
-Primeira aparição de Biolizard em Games

[28 de Dezembro de 2001]
-Segundo Manga de Sonic, a CoroCoro publica o manga de Sonic.


[19 de Dezembro de 2002] 
-Primeira aparição de Cream The Rabbit em Games

[6 de Abril de 2003]
-Começa a passar Sonic X, a primeira série japonesa de Sonic.

[Junho de 2003]
-Outra produção de Mc Donalds com os brindes de Sonic

[4 de Dezembro de 2003]
-Primeira aparição de Emerl em Games
-Primeira aparição de "Phis" em Games

[30 de Dezembro de 2003]
-Primeira aparição de Chacola em games
-Primeira aparição do Novo Metal Sonic em Games
-Primeira aparição do E-123 Omega

[25 de Maio de 2004]
-Primeira aparição de Gemerl em games

[26 de Agosto de 2004]
-Ultimo projeto da Sonic Team como semi-autonoma,Sonic Team Unplugged 04 Live 2004

[Dezembro de 2004]
- Mais uma promoção dos Mcdonalds com brinde de Sonic

[15 de Novembro de 2005]
-Primeira aparição de Blaze The Cat em Games
-Primeira aparição de Eggman-Nega em Games
-Primeira aparição de Super Blaze em Games
-Primeira aparição de Black Doom em Games
-Primeira aparição do General Gun Comander em Games

[21 de Fevereiro de 2006]
-Primeira aparição de Jet The Hawk em games
-Primeira aparição de Wave The Swallow em games
-Primeira aparição de Storm The Albatross em games
-Primeira aparição de E-1000G em games
-Primeira aparição de E-1000R em games

Créditos

Informações retiradas dos seguintes sites e pessoas.

Power Sonic -  Informações sobre Mistérios
The GHZ - Informações sobre datas e imagens
The Sonic Stadium - Informações sobre jogos que estão para sair
Uol jogos - Imagens 
Wikipedia - Informações de Deem Bristow e Sonic X
LsSoNiC - Pelos anos de 1997 e 1998
Hyper Knuckles - Correção ortográfica e gramatical