Nintendo: mais de um século de

Introdução

O mundo dos jogos eletrônicos talvez não seria o que é hoje se aNintendo não existisse. Para muita gente, videogame tem sinônimo de Nintendo e, para tantos outros, os jogos não teriam tanta graça se não fosse por personagens como MarioLink (Zelda)Fox McLoud (Star Fox),Samus Aran (Metroid)Donkey Kong e outros. Embora eu também aprecie jogos para PCs e para consoles de outras empresas, sempre me diverti mais com os jogos da Nintendo, constatação que me incentivou a escrever sobre a história e os principais produtos dessa empresa. É o que você verá a seguir.


Uma empresa centenária

A história da Nintendo começa em 23 de setembro de 1889, quandoFusajiro Yamauchi fundou a empresa com o nome Nintendo Koppai para produzir "hanafuda", um tipo de jogo de cartas que acabou ficando popular no Japão. Fusajiro também começou a trabalhar com outros tipos de cartas, e o negócio foi se expandindo, tanto que, em 1907, uma parceria com uma empresa de distribuição foi fechada para aumentar o alcance dos produtos no Japão.

No ano de 1929, Fusajiro decidiu se aposentar e passou o controle da empresa para Sekiryo Kaneda, esposo de sua única filha, Tei Yamauchi. Após o casamento, Sekiryo passou a ser chamado de Sekiryo Yamauchi.

Em 1933, Sekiryo fez uma reestruturação, e a empresa acabou se mudando para um prédio maior, construído ao lado do primeiro. A mudança também atingiu o nome da companhia, que passou a se chamar Yamauchi Nintendo & Co.

A Nintendo seguiu seu ritmo de crescimento, até que, em 1947, Sekiryo Yamauchi criou a firma Marufuk Co. Ltd. para aumentar a circulação das novas cartas da empresa, especialmente as do tipo ocidental.

Mas, em 1949, Sekiryo Yamauchi sofreu um derrame cerebral e, em seu leito, chamou seu neto Hiroshi Yamauchi, de apenas 21 anos, para convidá-lo a assumir o comando da Nintendo. E por que Hiroshi foi chamado, e não o seu pai, como manda a tradição? Por um motivo muito simples: Shikanojo Inaba, pai de Hiroshi, abandonou a família. Quando isso aconteceu, a esposa de Shikanojo, a filha mais velha de Sekiryo Yamauchi, foi morar com a irmã, deixando Hiroshi aos cuidados dos avós. Logo, ele era o herdeiro mais "adequado" para assumir a firma.

Nintendo

Hiroshi Yamauchi aceitou o desafio e, logo de início, demonstrou ter um estilo agressivo nos negócios, tanto que chegou a investir em empreendimentos em nada relacionados com o mercado explorado pela Nintendo, como uma frota de táxis e uma rede de "hotéis". Mas, isso não quer dizer que Hiroshi deu menos atenção à empresa que herdou, pelo contrário. Em 1951 alterou o nome da companhia para Nintendo Karuta e, no ano seguinte, mudou a sede da firma para um lugar maior.

As decisões de Hiroshi Yamauchi não pararam por aí. Uma delas significou muito à Nintendo, quando Hiroshi fechou uma parceria com a Disney para comercializar cartas com desenhos de personagens desta última. Seu trabalho deu tão certo que ele só foi abandonar a Nintendo em 2002, quando decidiu se aposentar.

Gunpei YokoiO estilo empreendedor de Hiroshi fez com que a Nintendo, em 1969, entrasse para o ramo dos jogos (isto é, passasse a se dedicar não apenas às cartas), época em que a empresa já se chamava Nintendo Company (essa mudança aconteceu em 1963). Foi nesse período que a empresa expandiu seus segmentos de atuação e foi quando Hiroshi conheceu Gunpei Yokoi, um gênio que passou a criar brinquedos que fizeram muito sucesso, entre eles, um braço mecânico chamado "Ultra Hand" e a linha "Kousenjuu", composta por "armas de luz".

Na década de 1970, jogos eletrônicos como Space Invaders e Pong estavam fazendo sucesso. De olho nesse mercado, a Nintendo fechou uma parceria com a empresa Magnavox para comercializar uma versão do console Odyssey, mas esse videogame não vendeu tanto quanto o esperado.

Seguindo o conselho de Masayuki Uemura, outra gênio da Nintendo, Hiroshi Yamauchi decidiu investir no desenvolvimento de consoles mais atrativos e, através de uma parceria com a Mitsubishi, lançou o Color-TV Game, uma série de adaptações do jogo Pong. Isso aconteceu em 1977.

Mas, foi em 1980 que a Nintendo fincou, definitivamente, sua bandeira no mundo dos games. Além de ter sido o ano em que a empresa chegou aos Estados Unidos, foi o ano em que Gunpei Yokoi lançou o Game & Watch, um console portátil de um único jogo cuja tela contém impressa o cenário do game. Lançado em várias versões, o Game & Watch fez muito sucesso, fazendo com que seu criador recebesse o merecido reconhecimento. Mas, engana-se quem pensa que as obras de Gunpei terminaram aí...

Neste ponto, sou obrigado a pular para o ano de 1997: depois de ter saído da Nintendo (supostamente por causa doVirtual Boy, assunto tratado mais adiante), Gunpei trabalhou em um portátil chamado Wonder Swan, lançado exclusivamente no Japão pela Bandai. Enquanto ainda trabalhava nesse projeto, Gunpei Yokoi, infelizmente, sofreu um grave acidente de carro (em 1997) e faleceu duas horas depois de ter dado entrada no hospital.


A chegada de Shigeru Miyamoto

Shigeru Miyamoto

O ano de 1977 também marcou a chegada de um dos mais importantes nomes da Nintendo: Shigeru Miyamoto. Contratado pela empresa após se formar em Design Industrial, Miyamoto teve como principal função, no início, ajudar no desenho do exterior de arcades (máquinas de jogos conhecidas no Brasil como fliperamas).

Se a Nintendo chegou aos Estados Unidos em 1980, certamente é porque tinha a intenção de explorar o mercado americano. Para isso, lançou um arcade para concorrer com as máquinas da Atari, que faziam muito sucesso: trata-se do jogo Radar Scope. O game fez sucesso no Japão, mas não nos Estados Unidos.

Ao se dar conta disso, Hiroshi Yamauchi não desanimou e, vendo que suas principais cabeças estavam ocupadas (entre elas, Gunpei Yokoi, que trabalhava no Game & Watch), acabou convidando Shigeru Miyamoto para aproveitar a plataforma do Radar Scope e lançar algo mais atraente.

Miyamoto topou o desafio e, logo depois, criou um jogo chamado Donkey Kong. Lançado em 1981, a história desse game é simples: um gorila havia sequestrado uma moça e cabia ao seu (suposto) namorado salvá-la, um “homenzinho” bigodudo chamado Jumpman. Há rumores de que essa história foi baseada no desenho de Popeye, cuja licença de uso de imagem a Nintendo tentou obter, mas não conseguiu. Como consequência, Brutus foi substituído pelo gorila, Popeye pelo Jumpman e Olívia Palito por uma donzela desconhecida.

Miyamoto topou o desafio e, logo depois, criou um jogo chamado Donkey Kong. A história desse game era simples: um gorila havia sequestrado uma moça e cabia ao seu (suposto) namorado salvá-la, um "homenzinho" bigodudo chamadoJumpman. No início, o jogo foi visto com cerca desconfiança pela equipe da Nintendo americana, mas não demorou para fazer bastante sucesso.

No início, o jogo foi visto com certa desconfiança pela equipe da Nintendo americana, mas não demorou para fazer bastante sucesso. Como consequência, Shigeru Miyamoto se consagrou e não parou mais de criar jogos. Seu maior sucesso foi o jogo Super Mario Bros, lançado em 1985, cujo principal protagonista é o Jumpman de Donkey Kong, que acabou rebatizado como Mario, personagem que virou símbolo da Nintendo e também uma de suas principais franquias.

Miyamoto trabalha até hoje no desenvolvimento de jogos e, além de Mario e Donkey Kong, também criou a série The Legend of Zelda, outra grande franquia da Nintendo. Além disso, também teve - e tem - participação em uma série de jogos, comoStar FoxEarthboundMetroid, Nintendogs e Wii Sports.


Lista de consoles

Agora que você já conhece a história da Nintendo, que tal conhecer os seus consoles? É isso que você verá a seguir. Note que são citados os videogames lançados até a data de publicação desta coluna no InfoWester:

Color TV-Game: esse aparelho surgiu em 1977, e sua primeira versão continha variações de um jogo no estilo de Pong (oPong simulava um tênis de mesa). O jogador utilizava um controle cujos principais botões eram giratórios. O Color TV-Game teve outras versões. Uma delas, denominada Color TV-Game Block Kuzushi, contou com a participação de Shigeru Miyamoto.

Game & Watch: esse é um console portátil, que teve aproximadamente 60 versões. Isso porque cada versão continha um jogo diferente e todos eram relacionados em categorias como SilverGoldWide Screen e Multi Screen. Estas categorias eram baseadas no aspecto físico de cada Game & Watch. Por exemplo, a categoria Multi Screen (múltiplas telas) era composta por consoles com duas telas.

Game & Watch Donkey Kong O Game & Watch Donkey Kong

NESNES (Nintendo Entertainment System): o NES, chamado de Famicom no Japão e carinhosamente apelidado de "Nintendinho" no Brasil, é um console de 8 bits e foi lançado em 1983. Foi o primeiro console a aceitar cartuchos de variados jogos. Foi certamente um marco para a história da Nintendo, pois foi esse videogame que deu "vida" a franquias como Metroid e Zelda. Também foi para esse console que surgiu o inesquecível Super Mario Bros. O NES fez muito sucesso: só parou de ser fabricado em 1996 e, durante esse tempo, vendeu mais de 60 milhões de unidades.

Game Boy: idealizado por Gunpei Yokoi, o Game Boy é outra grande inovação da Nintendo. Lançado em 1989, esse console portátil tem tela LCD monocromática e processador de 8 bits. Assim como o NES, aceita jogos variados por cartuchos. O Game Boy também permite disputar partidas com até quatro jogadores através de um cabo especial. Seu jogo de maior sucesso foi o clássico Tetris. O Game Boy é comercializado até hoje através de novas versões (mostradas adiante). A primeira (foto abaixo) ficou conhecida como Game Boy Classic.

Game Boy O Game Boy Classic

Super NintendoSNES (Super Nintendo Entertainment System): o SNES (Super Famicom no Japão) é o sucessor do NES e também fez grande sucesso. Equipado com processador de 16 bits, foi lançado em 1990 e disputou ferozmente o mercado de games com o rival Sega Mega Drive. Também contou com jogos marcantes, como o Super Mario World e a série Donkey Kong Country (que continha uma excelente estrutura gráfica). O SNES vendeu cerca de 57 milhões de unidades e recebeu lançamentos regulares de jogos até 1997.

Virtual Boy: se tem uma coisa que será capaz de deixar os funcionários da Nintendo constrangidos por toda a eternidade é o Virtual Boy, o maior fracasso da empresa. O console foi apresentado em 1994 e tinha como novidade a capacidade de representar imagens em 3D, ainda que monocromáticas. Ao invés de projetar as imagens em uma tela de TV, o Virtual Boy o fazia em um dispositivo que lembrava vagamente uns óculos. Por causa disso, a Nintendo o incluiu em sua linha de portáteis. Mas o console tinha vários problemas, entre eles: causava dor de cabeça ao jogador, necessitava de uma base para ser apoiado, podia ser danificado facilmente, o fundo das imagens era escuro e havia poucos jogos disponíveis (poucos quiseram apostar no Virtual Boy). Por incrível que pareça, o Virtual Boy foi projetado por Gunpei Yokoi (pois é, até os gênios erram). Rumores dizem que ele foi demitido pela Nintendo por causa desse fracasso. Em 1997, meses depois do Virtual Boy ter sido colocado no mercado, Gunpei faleceu em um acidente automobilístico, conforme já mencionado.

Virtual Boy O fracassado Virtual Boy

Nintendo 64: lançado em 1996, o Nintendo 64 é sucessor natural do SNES. O número em seu nome faz alusão ao fato desse console ser de 64 bits. Seus principais diferenciais são: capacidade de processamento gráfico 3D, capacidade de conexão de até quatro joysticks, botão analógico neste último, além de um botão posicionado como gatilho na base inferior do controle. O Nintendo 64 também deu vida a jogos marcantes, como The Legend of Zelda: Ocarina of Time,GoldenEye 007 e, claro, Super Mario 64. Apesar de não ter sido um fracasso, o Nintendo 64 não vendeu tão bem quanto o NES e o SNES, principalmente por ter tido menos jogos. Na época de seu lançamento, as rivais Sega e Sony já trabalhavam com consoles que rodavam jogos através de CD, todavia, a Nintendo preferiu continuar com cartuchos. Como os CDs são mais baratos e de fabricação mais simples, muitos desenvolvedores de games deram prioridade aos videogames da concorrência. O Nintendo 64 vendeu cerca de 30 milhões de unidades no mundo todo.

Nintendo 64 O Nintendo 64

Game Boy Pocket e Game Boy Light: a Nintendo lançou em 1996 uma versão melhorada do Game Boy Classic. O Game Boy Pocket é mais fino que o primeiro, consome menos energia (exigindo apenas duas pilhas AAA contra 4 pilhas AA de seu antecessor) e tem uma tela mais nítida. Em 1997, a Nintendo lançou o Game Boy Light, portátil que possui características semelhantes à versão Pocket, com o diferencial de ter uma tela com iluminação própria. O Game Boy Light só foi vendido no Japão.

Game Boy ColorGame Boy Color: o Game Boy Color (GBC) foi lançado em 1998 e, como o próprio nome diz, sua principal característica é rodar jogos em cores. Além disso, o GBC também conta com hardware mais poderoso e áudio melhor que de seus antecessores. Além disso, o GBC também é compatível com os jogos do Game Boy Classic, mas com o diferencial de colocar cores neles. O Game Boy Color teve cerca de 230 jogos exclusivos e vendeu mais de 50 milhões de unidades.

GameCube: em 2001, chegou ao mercado o GameCube, sucessor do Nintendo 64. Em formato de cubo (daí o nome), esse foi o primeiro console da Nintendo a trabalhar com uma mídia óptica - utiliza um tipo de mini-DVD baseado numa tecnologia da Matsushita (Panasonic). Outra característica importante desse console é sua capacidade gráfica, muito superior ao do Nintendo 64. Seu joystick também conta com inovações: tem um desenho feito para se adaptar facilmente às mãos e conta com um recurso vibratório, deixando os jogos mais interessantes. A Nintendo também lançou uma versão especial do controle que funcionava por conexão wireless, isto é, sem fio. Apesar de ser um bom console, o GameCube não conseguiu desbancar seu principal concorrente, o PlayStation 2. O videogame deixou de ser fabricado no início de 2007 e vendeu cerca de 21 milhões de unidades.

GameCube O GameCube

Game Boy AdvanceGame Boy Advance: o Game Boy Advance (GBA) chegou ao mercado em 2001 e é a evolução da linha Game Boy. Esse portátil oferece várias novidades em relação às versões anteriores: formato físico mais moderno, tela maior, capacidade de exibir mais de 32 mil cores, processador de 32 bits, áudio melhorado e cartuchos menores. o GBA é um verdadeiro sucesso: vendeu mais de 75 milhões de unidades.

Game Boy Advance SPGame Boy Advance SP: essa é uma versão melhorada do GBA e chegou ao mercado em 2003. O ‘SP’ aparentemente vem da palavra inglesa "special", mas não se tem certeza disso. O principal diferencial do GBA SP está em seu formato físico: o aparelho é dobrável, no mesmo estilo de um laptop, característica que facilita seu transporte e ajuda a proteger a tela. Falando na tela, esta também recebeu melhorias no que se refere à sua iluminação. Outra novidade interessante do GBA SP é o fato do portátil utilizar uma bateria recarregável ao invés de pilhas. O GBA SP também teve um ponto negativo: por limitações técnicas, a Nintendo eliminou a entrada de fones de ouvido, o que irritou muitos usuários, apesar da empresa ter lançado um adaptador que permitia o uso desse acessório. Mesmo assim, o GBA SP vendeu bem: foram quase 40 milhões de unidades no mundo inteiro.

Nintendo DS: na opinião deste que vos escreve, o Nintendo DS (NDS) é um dos melhores produtos da Nintendo. Lançado em 2004, o NDS (o DS vem de Dual Screen ou de Developers' System) é caracterizado por ter duas telas, sendo a inferior sensível ao toque (o portátil é acompanhado de uma caneta Stylus para uso nessa tela), é dobrável (assim como o GBA SP), possui microfone, é alimentado por bateria recarregável e tem capacidade gráfica similar ao Nintendo 64. O Nintendo DS também se destaca por ter conexão WiFi. Com isso, basta se aproximar de alguém que também possui o portátil para iniciar, facilmente, uma disputa em rede. Essa característica também permite navegar na internet pelo console, tanto que aOpera Software lançou uma versão de seu navegador para o Nintendo DS. Outra característica importante a ser citada do NDS é sua capacidade de executar jogos do GBA. Para isso, basta utilizar a entrada disponível na parte frontal do portátil. O Nintendo DS tinha vendido mais de 35 milhões de unidades até o fechamento deste artigo.

Nintendo DS O Nintendo DS

Game Boy microGame Boy micro: o Game Boy micro (a palavra 'micro' é toda em letras minúsculas mesmo) foi lançado em 2005 e é a segunda versão melhorada do GBA. Suas principais características são: tamanho reduzido (é o menor videogame da Nintendo), leveza (pesa cerca de 80 gramas), tela melhorada, frente trocável (isto é, que aceita várias capas) e suporte nativo a fones de ouvido (recurso inexistente no GBA SP). Ao contrário dos outros GBAs, o micro não é compatível com cartuchos para o Game Boy Classic e para o Game Boy Color, devido ao seu tamanho reduzido. Até o fechamento desta coluna, o Game Boy micro havia vendido cerca de 1,8 milhão de unidades.

Nintendo DS LiteNintendo DS Lite: para dar sequência ao sucesso do Nintendo DS, a Nintendo resolveu lançar uma nova versão do portátil em 2006: o Nintendo DS Lite. Em relação à versão anterior, que ficou conhecida como Nintendo DS Classic, o NDS Lite tem tela mais nítida (jogar o NDS Classic em ambientes muito iluminados é um pouco ruim), tamanho reduzido (mas as telas continuam do mesmo tamanho) e formato físico "clean". Até o fechamento deste artigo, o Nintendo DS Lite havia vendido mais de 20 milhões de unidades, um verdadeiro sucesso!

Nintendo Wii: o Nintendo Wii tem tudo para ser mais um marco da Nintendo. Lançado no final de 2006, o console é o sucessor do GameCube, sendo inclusive capaz de rodar jogos deste. O que faz desse videogame tão promissor é seu joystick revolucionário: o Wiimote. Em formato de controle remoto, esse joystick não tem fio e sua jogabilidade está nos movimentos do usuário, isto é, o jogador precisa fazer movimentos com o braço para jogar, simulando os gestos de uma luta de espadas ou de uma disputa de tênis, por exemplo. O Wiimote também é capaz de vibrar, conta uma saída de áudio (gerando o som de um choque de espadas, por exemplo) e pode receber acessórios extras. O Wii roda jogos através de um tipo de DVD, mas também é capaz de executar jogos dos seus antecessores através de um serviço on-line onde o jogador pode baixá-los. O videogame conta com 512 MB de memória interna, e essa capacidade pode ser expandida por meio de cartões SD. Por levar a sério o fator diversão, o Nintendo Wii tem sido muito bem recebido, até mesmo por pessoas não habituadas aos jogos eletrônicos. Na época em que este artigo era escrito, o console estava vendendo tão bem, que certamente fechará seu ciclo de vida tendo tanto sucesso quanto o NES e o SNES.

Nintendo Wii O Nintendo Wii e seus controles

Nintendo DSi: anunciado em outubro de 2008, este console é tido como uma evolução do Nintendo DS. Possui várias novidades em relação ao modelo anterior, o Nintendo DS Lite: "stylus" (caneta) mais longa, telas 17% maior, duas câmeras, sendo uma com 3 megapixels na parte de trás da tela superior e outra na dobradiça do console com 0,3 megapixel, saídas de som mais potentes e entrada para cartão de memória SD. O Nintendo DSi não possui entrada para cartuchos de jogos do GBA. Merece destaque o canal DSi Shop, os usuários podem adquirir jogos e programas para o Nintendo DSi.

Nintendo DSiNintendo DSi


Acessórios

Praticamente todos os consoles da Nintendo receberam acessórios que lhes acrescentavam recursos. Eis uma lista dos mais interessantes (e curiosos):

Super Game Boy: esse é um adaptador que permitia jogar games do Game Boy no Super Nintendo. Além de poder aproveitar a TV, o jogador também contava com a possibilidade de visualizar os jogos com cores (lembrando, os jogos do Game Boy são monocromáticos). O Super Game Boy foi bem sucedido em vendas;

Game Boy Camera & Printer: esse curioso kit é composto por um adaptador de câmera fotográfica e por uma pequena impressora. Com a câmera, que é instalada na entrada de cartuchos do Game Boy, o usuário pode tirar fotos, visualizá-las e manipulá-las. Com a Printer, ele pode imprimir essas imagens. Estas, no entanto, só podem ser geradas em preto e branco, devido às limitações de cores do portátil;

Game Boy Camera & Printer Game Boy Camera & Printer

Famicom Network System: por incrível que pareça, o NES teve um acessório que permitia conectá-lo à internet para o jogador acessar alguns serviços, o Famicom Network System. O aparelho só foi vendido no mercado japonês;

Famicom Disk System: esse é outro acessório vendido apenas no Japão. O Famicom Disk System permitia acessar jogos em disquetes especiais ao invés de cartuchos, diminuindo consideravelmente o preço dos games para os usuários. Embora tenha vendido relativamente bem, esse aparelho não foi bem recebido pelos desenvolvedores de jogos, principalmente porque a Nintendo cobrava uma porcentagem de licenciamento por cada jogo;

Super NES MouseSuper NES Mouse: o Super Nintendo teve vários acessórios, um deles é um mouse exclusivo conectado na entrada de um joystick. O dispositivo podia ser usado em alguns jogos e ficou conhecido no game Mario Paint, onde era obrigatório;

Rumble Pak: esse é um acessório para o Nintendo 64 que foi muito bem recebido. Trata-se de um dispositivo conectado na parte inferior do joystick que faz com que este vibre de acordo com os acontecimentos do jogo. Como exemplo, no jogo GoldenEye 007, o Rumble Pak fazia o controle vibrar a cada vez que o jogador disparava um tiro ou era baleado. A Nintendo também lançou uma versão desse dispositivo para o Nintendo DS;

Game Boy Player: esse é um acessório que permite executar jogos para o Game Boy, para o Game Boy Color e para o Game Boy Advance no GameCube;

DK BongosDK Bongos: esse é um acessório muito divertido: ele instala um aparelho que simula bongôs, um tipo de instrumento de percussão. É utilizado no jogo Donkey Konga e em outros lançados no Japão. O DK Bongos está disponível para o Nintendo GameCube e, aparentemente, funciona também no Nintendo Wii;

Play-Yan: esse é um acessório que permite ao Game Boy Advance executar áudio em MP3 e vídeos em MPEG-4. Os arquivos são armazenados em cartões SD. O aparelho também é compatível como o Nintendo DS, embora este também conte com um dispositivo similar e exclusivo.


Curiosidades

Tendo tanto tempo de vida, produtos inovadores e muitos“gênios” , é de se esperar coisas curiosas a respeito da Nintendo. Eis algumas:

- O nome Nintendo tem significado equivalente a "confie no que vem do céu";
- A Nintendo também é conhecida como Big N;
- A Nintendo lançou em 2003 um console em formato de joystick de nome iQue Player, na China. Esse videogame é baseado no Nintendo 64 e, portanto, roda jogos desse console;
- Na Coréia do Sul, o NES recebeu o nome de Hyundai Comboy, pois na época havia uma lei que proibia a comercialização de produtos japoneses no país;
- Gunpei Yokoi não era bom apenas em projetar consoles. Ele também foi responsável por alguns jogos, entre eles, a franquia Metroid;
- A Nintendo lançou uma versão especial do SNES em 1997. A novidade tinha tamanho melhor em relação ao console original e também tinha design melhorado;
- O PlayStation, da Sony, o principal rival da Nintendo, era originalmente um acessório que daria capacidade ao SNES de ler CDs. Todavia, a Nintendo acabou se desentendendo com a Sony e passou à Philips a tarefa de ajudá-la no acessório. A Sony, por sua vez, decidiu lançar o que tinha em mãos como um console e, para o desespero da Nintendo, a ideia deu mais do que certo;
- A Nintendo havia anunciado o desenvolvimento de um acessório para o Nintendo 64 chamado 64 Disk Drive. O aparelho prometia jogos em discos ao invés de cartuchos, mas uma série de problemas fez a Nintendo desistir dele, ou quase: o 64 Disk Drive chegou a ser lançado no Japão, mesmo assim em poucas unidades;
- O Nintendo DS se parece muito com o Game & Watch de Donkey Kong, lançado em 1982;
- Na lista dos 500 homens mais ricos do mundo feita pela Forbes, Hiroshi Yamauchi ocupou a posição de número 226 em março de 2007. Nessa época, sua fortuna foi avaliada em 3,9 bilhões de dólares.


Finalizando

MarioA história da Nintendo se confunde com a própria história dos jogos eletrônicos. Embora tenha cometido alguns erros em sua história, a "Big N" sempre foi uma empresa ousada, característica que certamente determinou seu sucesso e a fez sair ilesa até mesmo de crises que já atingiram o setor de games.

Uma das políticas da Nintendo é combinar diversão e entretenimento com acessibilidade, por isso, muitos de seus consoles tem hardware mais modesto do que os videogames equivalentes dos concorrentes. Isso faz com que o preço desses equipamentos seja menor. A Nintendo combina essa característica com jogos muito bem feitos. O resultado não poderia ser outro: sucesso. Essa política foi aplicada, por exemplo, no NES, no SNES, na linha Game Boy, no Nintendo DS e no Nintendo Wii.

Em um ramo tão promissor e, ao mesmo tempo, tão traiçoeiro quanto é o de games, não basta apenas se adaptar às exigências do mercado, mas também fazer com que o mercado se adapte a novos conceitos. Para isso, é necessário criatividade, ousadia, inovação e uma boa dose de inteligência, características que a Nintendo provou ter de sobra.

Fonte:https://www.infowester.com